Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 18 de julho de 2015

Programa busca conscientizar sobre sustentabilidade e consumo de energia elétrica

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, recebeu na última quinta-feira, 16, representantes do Grupo Energisa para uma apresentação do Projeto Nossa Energia, de autoria da companhia de energia. O projeto atende o programa de Eficiência Energética, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e trabalha o conhecimento da população baixa renda, fazendo a troca ativa de lâmpadas e geladeiras. Paralelo a isso, o objetivo é também trabalhar palestras em escolas locais.

 

Em sua primeira fase no Tocantins, a intenção é que o Nossa Energia percorra, através de uma unidade móvel, 35 municípios do Estado. Para os alunos das escolas, serão oferecidas palestras com conceitos de eficiência energética, transmissão, geração e distribuição de energia elétrica, entre outros.

 

A sustentabilidade nas escolas públicas estaduais é uma das prioridades da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conforme afirmou o secretário Adão Francisco. Segundo ele, a pasta pretende lançar o programa Escola Sustentável, que implica na adaptação de todas as unidades escolares do Tocantins, com o paisagismo adequado.  “Levar a sensibilização aos alunos de escolas públicas já é o pontapé para que a Seduc também faça as transformações necessárias no espaço físico, para solidificar o processo de aprendizagem dos estudantes”, afirmou.

 

Adão ressaltou que a sustentabilidade nas escolas também passa por um processo informativo. “É importante que as crianças e adolescentes percebam e compreendam que essas adaptações acontecerão exatamente para poder permitir a criação de um melhor ambiente para melhor aprendizagem”, disse.

 

Segundo o gestor do Nossa Energia, pela Energisa do Tocantins, Rudy Pata, um caminhão equipado com materiais percorrerá os municípios. Para cada palestra, a capacidade é de que sejam recebidas até 30 pessoas. “As palestras devem durar no máximo uma hora. Nelas, iremos oferecer os mais diversos temas, que compreendem a eficiência energética”, explicou.

 

Conforme o gestor, o Nossa Energia já acontece em outros estados do País. Ter a Seduc como parceira, segundo ele, é importante para levar conhecimentos de sustentabilidade aos alunos da rede pública de ensino. “É maravilhoso as escolas participarem desse projeto, para agregar conceitos de eficiência energética. Vamos levar conhecimentos de sustentabilidade aos alunos, através dos nossos laboratórios e repassar informações da física aplicada”, finalizou.

http://surgiu.com.br/noticia/205461/programa-busca-conscientizar-sobre-sustentabilidade-e-consumo-de-energia-eletrica.html

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica