Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 1 de agosto de 2015

CPFL Energia investe R$ 700 milhões em projeto de smart grid

Assunto: Panorama Nacional
31.07.15
|

São Paulo – Programa, que é considerado o maior do Brasil em implantação, pretende instalar dois milhões de medidores inteligentes até 2021

Tiago Reis, para o Procel Info

São Paulo - A CPFL Energia, concessionária com atuação nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul colocará em operação, ainda neste ano, mais uma fase do seu programa de smart grid. Após atender os clientes de alta e média tensão, formados por indústrias e grandes consumidores, a empresa pretende iniciar até o final de 2015 a instalação de medidores inteligentes para os clientes de baixa tensão, segmento composto basicamente por;consumidores residenciais. 

Até o final de 2021, a empresa pretende substituir dois milhões de medidores eletromecânicos por equipamentos inteligentes, num investimento de R$ 700 milhões. A concessionária almeja com a ampliação da "rede de smart grid" aumentar a eficiência operacional e melhorar a qualidade dos serviços prestados. 

Nesta primeira fase do smart grid para baixa tensão, o programa vai atingir as regiões mais populosas atendidas pela CPFL, como a grande Campinas, Baixada Santista, no estado de São Paulo, e região metropolitana de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Para o gerente de Smart Grid da CPFL Energia, Jefferson Scudeler, a entrada no mercado de baixa tensão é uma consequência natural da evolução projeto de Smart Grid da empresa, iniciado no ano de 2010. 

"Desde 2010/2011 a empresa começou a desenhar o seu projeto de Smart Grid. Primeiramente com programas pilotos e, com a evolução, a tendência era entrar no mercado de baixa tensão, com consumidores residenciais e comerciais. Daí a empresa analisou que o número de dois milhões de clientes nessa área seria o número viável para dar continuidade na execução desta etapa do projeto", explica Scudeler. 

Toda a telemedição, das oito distribuidoras do grupo, será feita do Centro de Medição Inteligente da CPFL, localizado em Campinas. O gerente ressalta que a nova tecnologia será um avanço não só para a empresa, mas para os clientes também, já que o smart grid possibilita o monitoramento em tempo real de toda a área de atuação permitindo a empresa executar serviços de forma remota e de maneira muito mais rápida e eficiente em comparação com o modelo atual, no qual é necessário a presença física no local dos profissionais da empresa. 
Região de Campinas, Baixada Santista e região metropolitana de Caxias do Sul serão as primeiras localidades contempladas com o smart grid da CPFL

Do ponto de vista do consumidor, o smart grid, além de reduzir a praticamente zero os índices de erros na leitura dos medidores, vai proporcionar aos clientes uma nova forma de interagir com a empresa e entender o gasto da energia. "O que a nova tecnologia traz é a possibilidade de a população entender o seu perfil de consumo. A partir dessa conscientização, ele pode mudar os seus hábitos e  ter uma eficiência muito maior nesse aspecto. O objetivo é que tanto o consumidor industrial, quanto o residencial possam acompanhar o seu consumo por meio de um portal e obter;informações em tempo real para ter a possibilidade de planejar e controlar efetivamente o seu consumo. Entendendo a sua forma de consumir energia, o cliente pode conseguir um aproveitamento melhor da energia e a redução do desperdício, o que vai implicar em uma economia na conta de luz", complementa Jefferson Scudeler. 

Nesta fase da troca dos medidores para os clientes de baixa tensão, a CPFL vai colocar em prática também um extenso plano de comunicação para divulgar o projeto e conscientizar os consumidores sobre a nova tecnologia e os benefícios que eles vão poder perceber ao aderir ao novo sistema. Entre os benefícios está a implantação de cobranças diferenciadas, como a tarifa branca e o sistema de pré-pagamento. Segundo Scudeler, a empresa aguarda apenas a homologação dos medidores pelo Inmetro para oferecer esses serviços para os clientes. 

Fazendo uma análise do programa de Smart Grid da CPFL, entre os clientes de alta tensão, o gerente destaca que o balanço é altamente positivo e que serve de estímulo para a fase que vai atingir os clientes residenciais. 

O índice de acerto, por evitar intervenção e eliminar o risco de uma informação errada trafegar é enorme. Scudeler conclui que, devido a isso, há menos problemas de faturamento, gerando menos estresse para todas as partes.

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica