Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 22 de agosto de 2015

Fotossíntese artificial poderá abastecer cidades do futuro

São Paulo - Em um passo revolucionário que pode levar a energia solar a novos patamares, cientistas da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, projetaram uma folha artificial que, potencialmente, conseguiria o alimentar o planeta no futuro.

 

Os pesquisadores da Escola de Química criaram um dispositivo inspirado no processo da fotossíntese, que transforma a luz solar em energia nas plantas, para gerar hidrogênio combustível.

 

Até aí, nada de novo — laboratórios em todo o mundo já vêm tentando imitar esse processo há algum tempo — não fosse o novo recorde estabelecido em termos de eficência energética.

 

ADVERTISEMENT

 

 

Neste caso, a equipe desenvolveu um dispositivo capaz de produzir combustível de hidrogênio a 22% de eficiência energética, quebrando o recorde anterior de 18%.

 

O processo usa a luz solar para separar as moléculas da água com ajuda de materiais catalizadores (que aceleram uma reação), gerando moléculas de hidrogênio e oxigênio.

 

Depois, armazena os gases e os utiliza em uma célula-combustível, que funciona como uma bateria em que se consome o combustível e libera-se energia elétrica.

 

O sucesso no campo da fotossíntese artificial normalmente significa atingir uma eficiência energética acima de 10 por cento, que é mais ou menos a eficiência máxima da fotossíntese natural.

 

Embora não seja um ganho particularmente enorme, é notável. Para atingir esse resultado, os pesquisadores australianos usaram níquel como catalisador.

 

Isto é significativo porque os métodos anteriores exigiam metais preciosos, enquanto que o níquel é mais barato, abundante, e oferece uma grande estabilidade.

 

"A divisão eletroquímica da água poderia fornecer uma fonte de hidrogênio barata, limpa e renovável como combustível. Esta última descoberta é significativa e um passo importante para tornar esse processo realidade", disse o pesquisador Leone Spiccia em comunicado oficial.

 

"Se nós pudéssemos converter todas as estruturas feitas pelo homem sobre a superfície da Terra, cada estrada, casa e ponte em uma estrutura que fizesse fotossíntese melhor do que as plantas, poderíamos então retirar a pressão da natureza", disse Thomas Faunce, outro pesquisador australiano, ao site ABC.

 

Este passo importante no estudo da fotossíntese artificial foi publicado no periódico científico Energy & Environmental Science.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/folha-artificial-podera-abastecer-as-cidades-do-futuro

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica