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sábado, 22 de agosto de 2015

GPA adota alternativas e reduz consumo energia

Rio de Janeiro, Agosto de 2015 – O GPA, que opera mais de 2000 mil lojas de diferentes formatos no país, trabalha em um amplo programa de eficiência para reduzir o consumo de energia em suas unidades e também nos escritórios da Companhia. As medidas foram intensificadas a partir do segundo semestre de 2014 e chegam a representar até 25% de economia, como é o caso de algumas lojas do Extra Hipermercado.

 

As ações foram definidas para cada um dos formatos operados pela companhia, de acordo com as demandas e características de cada negócio. “Além de ações específicas, boas práticas estão sendo avaliadas e compartilhadas entre as empresas do grupo”, relata Luiz Henrique Rodrigues Costa, Diretor de Serviços Corporativos do GPA e um dos coordenadores do projeto.

 

Na sede administrativa de São Paulo, que contempla três prédios com um fluxo de três mil colaboradores diariamente, foi realizado um mapeamento para identificar ações pontuais para a redução de gasto e o consumo consciente de energia. Entre as iniciativas, estão regras para uso do ar condicionado e da iluminação nos horários com menor fluxo de colaboradores nos escritórios, além de um projeto de uso inteligente dos elevadores, considerando os horários de baixo fluxo. Além destas ações, ainda está em análise um estudo de viabilidade para a troca da iluminação tradicional por lâmpadas econômicas.

 

Além das iniciativas com foco na eficiência energética, ainda para contribuir com o uso racional dos recursos naturais, o GPA criou em 2014 o programa interno “Pqjogarfora?”. A iniciativa traz dicas e conceitos para incentivar colaboradores a reduzir o desperdício de água.

 

A ideia é que cada pessoa possa atuar como multiplicadora desses conhecimentos em suas comunidades, replicando no ambiente de trabalho todo o aprendizado adquirido. Cerca de 100 mil colaboradores são impactados por email e por ações de endomarketing.

 

Multivarejo

 

No varejo alimentar, foi definido um grupo de trabalho especialmente para tratar do tema de redução no consumo de energia elétrica nas lojas Extra e Pão de Açúcar: supermercados, hipermercados e proximidade. Este grupo multidisciplinar, formado por áreas como logística, compras de indiretos, manutenção, sustentabilidade, financeiro e operações, desenvolveu um plano de ação que engloba várias ações, entre elas: a troca de iluminação (lâmpadas tradicionais por outras mais eficientes, incluindo o LED) nas centrais de abastecimento e lojas e o fechamento dos balcões de refrigeração das lojas, o que permite a redução do consumo e maior conforto térmico nas unidades. Além disso está sendo implantado a automação dos sistemas de refrigeração e do ar condicionado. Essas medidas, realizadas pela Green Yellow do Brasil, subsidiária de energia do Grupo Casino, já estão em andamento e, quando concluídas devem atingir a redução de até 25% no consumo de energia de uma loja de hipermercado.

 

A implementação já aconteceu em 24 lojas e mais 85 estão em fase de implementação. A expectativa é que todos os hipermercados da rede Extra estejam funcionando com as adequações de economia de energia até o final do ano.  Além das intervenções de substituição e automação pela Green Yellow do Brasil, há um permanente monitoramento do consumo da loja.  Qualquer desvio de consumo em relação ao previsto gera sinais de alerta, fazendo com que a equipe de monitoramento entre em contato com a operação da loja para que esta faça os ajustes necessários, garantindo de forma efetiva que as economias previstas sejam realmente obtidas.

 

Outra ação em curso é a verificação em cada uma das lojas para promover a auto geração de energia nos horários de pico com a ativação dos geradores (80% das lojas o Brasil possuem geradores próprios – exceto Proximidade). Do ponto de vista de comunicação, a empresa promoveu o lançamento de uma campanha interna de conscientização e incentivo para redução de consumo de energia elétrica e água.

 

Assaí

 

Com um agressivo plano de expansão e operação de baixo custo, um dos focos do Assaí na busca de eficiência está na implantação de novas tecnologias e inovações do padrão construtivo das novas lojas. Em suas unidades recém-inauguradas, a rede instalou cobertura zenital e fachadas de vidro, o que viabiliza o uso da iluminação natural e redução no consumo de energia elétrica. Nessas lojas também está sendo implantado o sistema de ar-condicionado com  termo acumulação, que armazena água gelada e utiliza na refrigeração da loja em períodos nos quais a tarifa é mais alta. O sistema se autocontrola, racionalizando o consumo de energia. Hoje, 22 unidades do Assaí possuem esse sistema já implantado.

 

Entre as iniciativas de destaque da rede, vale destacar ainda as mudanças na área de refrigeração com o fechamento das ilhas/ balcões para melhor aproveitamento do sistema de frio alimentar: 16 lojas já concluídas e outras 11 em processo de implantação.

 

Ainda com vistas a buscar contínua eficiência a rede implementou o sistema de monitoramento remoto das lojas com a instalação de sensores nos quadros de consumo que captam a informação sobre o uso dos equipamentos e direciona para um software que reúne todas as informações daquela loja. Assim, é possível identificar quais equipamentos gastam mais energia e quais as melhores práticas indicadas para cada unidade. 39 lojas já contam com o sistema e outras sete estão em processo de implantação.

 

Na linha de comunicação interna, a rede vem reforçando a divulgação de boas práticas aos colaboradores destacando pequenas atitudes cotidianas (apagar a luz quando sair, não deixar a porta aberta quando o ar-condicionado estiver ligado etc), fomentando o uso racional de energia. Todas as iniciativas do Assaí, somadas, devem gerar uma economia de aproximadamente 10% no consumo de energia elétrica da rede até o final do ano.

 

Via Varejo

 

A Via Varejo, que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, vem desenvolvendo iniciativas para redução do consumo de energia elétrica em lojas e prédios administrativos. A companhia realizou um estudo para identificar comparativamente o consumo nas unidades e, assim, definir as ações de acordo com cada demanda.

 

Não é possível, neste momento, informar com precisão qual a redução obtida, tendo em vista o processo gradual de implementação das ações. Um passo importante neste sentido é a adoção de um sistema que mede em tempo real o gasto energético das filiais, que agora está sendo expandido para todas as unidades de média/alta tensão.  Esta ação permitirá acompanhar de perto o desempenho e os picos de consumo ao longo do dia.

 

As primeiras iniciativas tiveram início há dois anos, quando as reformas passaram a contemplar a instalação de sensores de presença em áreas administrativas e backoffice. Outras ações incluem a estruturação das regras para uso do ar-condicionado e iluminação após o expediente (sede e lojas), elaboração de estudo sobre iluminação redundante, troca de lâmpadas HO para T5, realização de campanha interna de consumo consciente de energia.

 

Os próximos passos, ainda para 2015, são instalação de painéis solares nas sedes administrativas, filiais e CD’s, estudo de viabilidade da contratação de energia por meio do Mercado Livre de Energia para complexos administrativos, lojas e indústria de móveis Bartira. No segundo semestre também está prevista a expansão do Projeto LED, no qual todas as novas lojas serão inauguradas com lâmpadas mais econômicas.

 

Cnova

A Cnova, que opera no Brasil o comércio eletrônico do Extra.com.br,Pontofrio.com, CasasBahia.com, Barateiro.com e PartiuViagens.com.br, entre outros, tem dedicado atenção especial para a redução e eficiência no consumo de energia elétrica.  Especialmente no Centro de Distribuição (CD) do Rio de Janeiro, a companhia adotou o uso de geradores nos momentos de pico (das 17 às 20h), desde novembro de 2014. Esta ação já reduziu em 20% o consumo de energia elétrica no referido CD. Também está em andamento, nos CD’s do Rio de Janeiro e Jundiaí, a troca de iluminação por projetos de aproveitamento de luz natural e o uso de lâmpadas mais econômicas. A ação está prevista para ser concluída em dezembro 2015 e será ampliada para os demais CDs a partir de 2016. Com o projeto, a expectativa é de reduzir o consumo de energia com iluminação em 30%.

 

GPA – Relacionamento com Imprensa – 21 34614616

 

Fabio Barros – fabio.barros@approach.com.br

 

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Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

Alexandre.kellermann@gmail.com

 

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