Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 30 de agosto de 2015

Norma estabelece procedimentos para outorga de centrais geradoras fotovoltaicas


26/08/2015

A ANEEL aprovou na última terça-feira (25/8) durante reunião pública da diretoria, resolução normativa que estabelece os requisitos necessários à outorga de autorização para exploração e alteração da capacidade instalada de centrais geradoras fotovoltaicas, bem como os procedimentos para registro de centrais geradoras com capacidade instalada reduzida.
 
A minuta do documento passou por audiência pública entre 19/12/2013 e 21/02/2014, com o recebimento de 24 contribuições. Entre os fatores que impulsionaram a decisão de elaborar  regulamento para esse segmento, está o decrescente custo de implantação dos empreendimentos fotovoltaicos e a atratividade do mercado brasileiro, o que têm gerado o crescimento do interesse em projetos a partir dessa fonte.
 
O regulamento esclarece terminologias, enumera as etapas para o registro das centrais geradoras e determina que o interessado só pode se conectar ao sistema elétrico, bem como iniciar a operação em teste e comercial do empreendimento, após a publicação do ato de outorga de autorização para a exploração da central geradora e a celebração dos contratos de conexão e uso da rede elétrica conforme regulamentação da ANEEL.
 
Adicionalmente a diretoria resolveu alterar a Resolução 395/1998, e as Resoluções Normativas 390 e 391, ambas de 2009, 412/2010, e 594/2013, para permitir que os agentes apresentem a documentação requerida por meio de mídias digitais ou preenchimento de informações na página da ANEEL, na Internet. FA/DB

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica