Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 12 de setembro de 2015

Governo do Estado faz parceria com grupo italiano para desenvolver projetos de eficiência energética

10.09.15
|

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina - 10.09.2015
Santa Catarina - A Celesc assinou nesta quinta-feira, 10, em Florianópolis, um acordo de Cooperação Técnica com o grupo italiano Dolomiti Energia para desenvolvimento de projetos e prospecção de novos negócios nas áreas de eficiência energética e geração distribuída. Este é o primeiro acordo internacional firmado pela companhia. O termo foi assinado pelo governador Raimundo Colombo, presidente da Celesc, Cleverson Siewert, governador da Provincia Autonoma Di Trento, Ugo Rossi, e pelo presidente da empresa Dolomiti, Rudi Oss.
"Itália e Santa Catarina têm muito em comum e muitos dos nossos imigrantes são de origem italiana. Essa parceria é uma grande oportunidade de avançarmos, em conjunto, em tecnologia, informação e energia elétrica. É uma aproximação com troca de informações e parcerias, que vai trazer benefícios duplos. Estamos otimistas com esse avanço, que é significativo", disse o governador Raimundo Colombo.

Com o termo, firmado com o grupo italiano Dolomiti Energia, o primeiro projeto a ser implementado é a instalação de placas fotovoltaicas nos edifícios-sede da Polícia Federal, da Fiesc, do IFSC e do C-Pack. A partir da instalação das placas, será medido o potencial de captação solar e eficiência dos equipamentos que são produzidos pela própria Dolomiti.

O segundo trata de parceria para teste de tecnologia de monitoramento remoto e utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública. O terceiro trata de estudos para desenvolvimento de projetos de urbanização primária, com planejamento articulado e instalação integrada para disponibilizar serviços públicos de energia elétrica, água, saneamento e gás natural.

A história do Grupo é uma referência para a Celesc do ponto de vista empresarial e estratégico e vem ao encontro do que prevê o Plano Diretor da Empresa para diversificação da matriz energética de Santa Catarina e desenvolvimento de novos negócios por meio de sinergias operacionais e parcerias estratégicas.

"A Celesc é uma empresa pública do Estado e atua muito em distribuição de energia, mas desde 2011 procuramos transformar o perfil da companhia, com mais geração e transmissão. E para isso, essas novas experiências que estamos construindo têm sido fundamentais. Hoje é a nossa primeira parceria internacional ao longo de 60 anos de história. Tenho certeza que vai agregar de forma efetiva para que possamos construir esse novo perfil e continuar atendendo bem a sociedade catarinense", explicou o presidente da Celesc.

O grupo Dolimiti é uma estatal controlada pelo Governo da Província Autônoma do Trento que iniciou sua trajetória empresarial como distribuidor de energia. Com o crescimento dos negócios e diversificação das atividades, passou a ser responsável também pelos serviços de geração de energia, distribuição de gás natural, fornecimento de água, saneamento e iluminação pública para a província.

Para o governador italiano, a parceria é muito importante, pois se trata de dois territórios distantes, mas similares culturalmente e economicamente e com um projeto de desenvolvimento parecido. "Além das relações econômicas e empresariais, queremos desenvolver as relações culturais com faculdades, institutos científicos. Hoje foi um dia muito especial para nós", destacou.

O interesse em celebrar a parceria entre os dois grupos foi se consolidando a partir de encontros realizados há pouco mais de um ano entre a empresa, os diretores do grupo e representantes do consulado italiano no Brasil. "É de grande importância social, cultural e industrial. É uma aliança que vai apresentar muitos resultados positivos", salientou o presidente da Dolomiti, Rudi Oss.

Este acordo é o primeiro no qual a Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) atua como interveniente após revisão do decreto que determina que protocolos, contratos, convênios e cooperações internacionais, firmados por órgãos e entidades ligadas ao Poder Executivo, sejam assinados em parceria com a SAI. "A atuação conjunta da SAI com os demais órgãos do governo estadual fortalece as relações internacionais em Santa Catarina", avaliou o secretário da pasta, Carlos Adauto Virmond. Também acompanhou o ato o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ênio Branco.

Cooperação entre SC e Trento

O governador Colombo e o secretário Virmond também assinaram um protocolo de cooperação com o presidente Província Autônoma de Trento, Ugo Rossi. A intenção é promover o intercâmbio cultural e a troca de informações nos setores do turismo, agricultura, saúde, segurança e educação.

"A cooperação deixará Santa Catarina e Trento ainda mais próximas culturalmente e nos dará a oportunidade de posicionar o estado como porta de entrada para investimentos e parcerias dos trentinos no Brasil", comemorou Virmond.

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica