Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 12 de setembro de 2015

Medidor inteligente gera economia de energia em indústrias e comércios


Fonte: Rio Capital da Energia - 08.09.2015

São Paulo - A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) tem instalado medidores inteligentes que ajudam o consumidor a economizar energia. Na região, 1.175 sistemas já foram implantados em indústrias e grandes comércios. Desses, 359 estão em Araraquara e outros 313 em São Carlos (SP).

As informações vão para um equipamento na sede da concessionária e depois para uma central em Campinas. Tudo é enviado para o cliente pela internet. A CPFL tem um projeto para atender dois milhões de clientes residenciais a partir de 2016 e o objetivo é cobrir o projeto em um prazo de, no máximo, sete anos.

Em uma indústria, o equipamento é usado há seis meses e os relatórios são tirados duas vezes por dia. O funcionário anota tudo no papel e confere com as informações da internet. "Quando chega a conta, vemos se está tudo certo e liberamos o pagamento para o financeiro", contou o engenheiro mecânico João Kopfe.

Gastos

Com o leitor inteligente, algumas indústrias fazem relatórios diariamente e disponibilizam o gasto exato durante o dia e a noite. Além disso, todos os dados são enviados para os clientes pela internet. "Com esse aparelho não existe mais necessidade de ser feita a leitura em campo", explicou Celso Palermo, gerente de distribuição da CPFL.

Dona de um salão de beleza, Vera Lúcia Souza lembrou que em dezembro estava com a agenda lotada e acabou prejudicada por ter consumido muita energia elétrica e ainda não ter o equipamento. "Secadores e chapinhas ficaram ligados durantes horas e a conta veio R$ 50, No outro mês o movimento caiu e o valor da fatura dobrou", disse ela, que não vê a hora de implantar o novo medidor para controlar os gastos.

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica