Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Entenda quais são os benefícios da Geração de Energia Descentralizada

Os primeiros passos da produção de energia descentralizada foi há 133 anos nos EUA, onde foi construída a primeira central elétrica. Naquela época as centrais elétricas forneciam energia apenas aos consumidores próximos e as redes elétricas funcionavam em corrente contínua, com o passar dos anos surgiram as redes elétricas de corrente altenada, levando energia a distâncias mais longas.


Pearl Street Station

Hoje o importante papel que as questões ambientais vêm desempenhando, a produção descentralizada de energia vem ganhando destaques no mundo e no Brasil.

Conhecida como a “Terceira Revolução Industrial”, onde cada indivíduo pode assumir o papel de um micro gerador de energia, ou em outras palavras é a energia sendo produzida perto de onde ela será usada. E não está muito longe de acontecer, pois com os avanços tecnológicos, é possível produzir energia em pequena escala, geralmente de 1 a 10 mil KW, utilizando fontes renováveis, como energia solar, hidráulica, eólica e biomassa.

Abaixo algumas vantagens da descentralização

  1. Redução de perdas de transmissão
  2. Redução das emissões de carbono
  3. Segurança das estações remotas de energia
  4. Preços mais competitivos
  5. Baixo impacto ambiental
  6. Maior rapidez no atendimento do consumidor
  7. Os custos podem ser maiores na instalação, mas tende a estabilizar, ainda assim o investimento total será menor.

As primeiras usinas hidrelétricas a produzirem energia hidráulica no mundo, foram construídas na Inglaterra em 1880. Considerada como uma fonte de energia limpa e renovável, a Energia Hidráulica ou Hídrica é obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água, que movem as turbinas.

Entre suas vantagens podemos citar baixa emissão de gases poluentes, o baixo custo em comparação com outras fontes, dependendo da estrutura pré estabelecida no local, fonte de energia renovável, constância na produção de energia (o que não ocorre na eólica por exemplo). Dependendo do projeto, a água pode ser usada na irrigação de plantações ou também tratada e usada para consumo.

No Brasil 75% da energia elétrica produzida vêm das usinas hidrelétricas, além de possuir usinas em quase todo o território, o país continua investindo nessa fonte de energia.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), são usinas de pequeno porte com capacidade instalada de 1MW e no máximo 30MW, sua regulamentação é feita através da Resolução nº 394 de 04/12/1998 da ANEEL.

Por serem menores têm as vantagens de serem baratas de construir, causam menor dano ambiental, podem ser construídas em rios com menor vazão e contribuem para a descentralização da geração de eletricidade. No Brasil as PCHs têm aumentado expressivamente e vêm sendo construídas várias em um mesmo rio.

As GCHs são usinas consideradas como grandes centrais hidrelétricas e no Brasil ela são classificadas como as que produzem energia acima de 30MW. Uma das vantagens é que o preço do combustível é zero, pois é a água, contribui na luta contra o aquecimento global, não emite poluentes e é altamente sustentável, porém o custo na instalação é considerado alto, grande impacto ambiental e social, se faz necessário alagamentos de grandes áreas, acarretando problemas à fauna e flora local, ainda desmoronamento de barreiras.

 

Sendo assim, cada vez mais a industria nacional vem focando seus esforços na padronização e ganho de escala na fabricações de equipamentos para usinas de pequenos porte (PCHs e CGHs).

O destaque hoje no Brasil é para Energya®, primeira empresa brasileira a desenvolver uma linha compacta de turbinas e geradores hidráulicos. Essa linha denominada Compact Hydro é especialmente desenvolvida para atender as pequenas usinas hidrelétricas. Sua vantagem é o baixo custo e prazo de entrega reduzido (até 6 meses)

De acordo com Energya 

Imagem de Shutterstock 

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

Fonte:Engenharia É
www.egenhariae.com.br

http://boainformacao.com.br/2015/10/19/entenda-quais-sao-os-beneficios-da-geracao-de-energia-descentralizada/

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica