Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 18 de outubro de 2015

Esposende investe em eficiência energética

Já arrancou a primeira fase da remodelação da rede de iluminação pública do concelho de Esposende, que contempla a colocação de mais de um milhar de luminárias de tecnologia LED e de vapor de sódio de alta pressão, num investimento que rondará os 384 mil euros.

A medida abrangerá todas as freguesias do concelho e será concretizada no âmbito do projecto ‘Mais Eficiência Energética na Iluminação Pública do Cávado’, candidatado pela CIM Cávado, onde se insere o Município de Esposende, ao POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território, permitindo uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 55% e uma redução efectiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Com efeito, mais de 70% dos novos equipamentos serão de tecnologia LED, que é mais eficiente e garante maior autonomia energética e durabilidade, reduzindo os consumos e os custos de manutenção.

 

Previsivelmente, até 23 de Outubro, os trabalhos de instalação das novas luminárias decorrerão em Apúlia, Esposende, Fão, Fonte Boa, Gandra, Gemeses e Rio Tinto. A partir do dia 26, desenvolver-se-ão em Curvos, Palmeira de

 

  Faro e Vila Chã e, na primeira semana de Novembro, estão programadas intervenções em Antas, Belinho, Forjães e Mar. Ao longo da segunda semana de Novembro voltam a ser executados trabalhos em Apúlia, Esposende, Fão e Forjães. A instalação dos equipamentos LED ficará concluída na segunda quinzena de Novembro, com a renovação da rede em Marinhas.

 

Durante o mês de Dezembro, serão instalados os equipamentos de vapor de sódio de alta pressão em Apúlia, Belinho, Esposende, Forjães, Gemeses, Marinhas e Palmeira de Faro, prevendo-se a conclusão dos trabalhos na segunda semana de Dezembro. Esta primeira fase de remodelação da rede de iluminação pública deverá estar concluída até ao final do ano, prevendo-se a sua continuação ao longo do tempo com a substituição das armaduras abertas que ainda existam por armaduras fechadas e com a eliminação total das lâmpadas de mercúrio da rede.

Sempre que o município efectuar alguma obra no concelho que implique a colocação, deslocação ou substituição de colunas de iluminação pública, será adoptada a iluminação de tecnologia LED ou de vapor de sódio de alta pressão de 100w, como aconteceu já em recentes obras.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=90012

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica