Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 31 de outubro de 2015

Ministro de Minas e Energia: 'Risco de racionamento de energia no Brasil é zero'

Apesar da atual crise hídrica no Brasil, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Senado, garantiu que o Brasil não corre risco de sofrer racionamento de energia.

 

Eduardo Braga disse que mesmo na Região Nordeste, a mais castigada hoje pela seca, “graças às eólicas e às térmicas, e graças à interconexão regional que foi criada”, não há hipótese de racionamento.

 

Durante sua participação na Comissão do Senado, o ministro defendeu a aprovação da PEC das Obras Estruturantes, proposta que faz parte da Agenda Brasil e determina o processo de fast-track, que acelera o licenciamento ambiental de obras de infraestrutura do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e dos programas de concessão. Através do fast-track, os órgãos responsáveis vão emitir licenças para obras estratégicas num prazo máximo de seis meses.

Eduardo Braga falou ainda sobre  as metas assumidas pelo Brasil  junto à ONU para tornar a produção de energia no país cada vez mais renovável, diminuindo assim as emissões de gás carbônico na atmosfera.

 

Segundo o ministro, a expectativa é de que o Brasil até 2030 dobre a quantidade de energia elétrica no mercado. Até lá, 23% da geração de eletricidade serão feitos a partir de outras fontes renováveis, sem contar a energia hídrica. A meta é ainda atingir 10% de ganho de eficiência no setor elétrico. Para aumentar a produção de eletricidade no país a partir de fontes renováveis, o Governo quer investir na energia eólica, oriunda dos ventos. Em 2014, a energia eólica produziu quase 5 mil megawatts de eletricidade.

 

Eduardo Braga disse que o Governo vai investir cerca de R$ 40 bilhões no setor nos próximos três anos.

 

“Nós teremos que mais do que dobrar a nossa capacidade eólica, nós teremos que ter um crescimento bastante robusto na energia solar e um crescimento expressivo das biomassas no país. Nós estamos trabalhando nessa direção. Eu diria que a eólica está indo muito bem. Já estamos com contratos da eólica que garantem, entre 2015 e 2018, dobrar a nossa capacidade instalada de eólica. Portanto, nós estamos bastante otimistas, sabemos que a meta é ousada, sabemos que o compromisso é grande, mas assim como o Brasil cumpriu a redução do desmatamento, e, portanto, a redução da emissão dos gases do efeito estufa, nós esperamos poder cumprir e dar mais um bom exemplo de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) para o Modelo de Desenvolvimento de Energia Limpa, com o esforço e o compromisso que o nosso Governo vem enfrentando e apresentando para a comunidade internacional.”

De acordo com o Ministro Eduardo Braga, o Brasil hoje é o quarto maior produtor de energia eólica do mundo, e espera-se que até 2050 fique numa das duas primeiras posições do ranking mundial.

 

Leia mais: http://br.sputniknews.com/brasil/20151030/2611611/Ministro-diz-que-risco-de-racionamento-de-energia-no-Brasil-e-zero.html#ixzz3q6pZ9dN5

http://br.sputniknews.com/brasil/20151030/2611611/Ministro-diz-que-risco-de-racionamento-de-energia-no-Brasil-e-zero.html

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica