Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 31 de outubro de 2015

Rede elétrica inteligente mais bem conectada da Huawei melhora eficiência energética

ADIS ABEBA, Etiópia, 29 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- A Huawei, juntamente com o Ministério da Água, Irrigação e Eletricidade da Etiópia, promoveram o "Dia da Etiópia" e a "Cúpula da Energia Elétrica da Huawei 2015", com o tema "Rede Elétrica Inteligente Mais Bem Conectada, Maior Eficiência Energética" ("Better Connected Smart Grid, Greater Energy Efficiency"), em 28 de outubro, em Adis Abeba, Etiópia.

 

Como um dos principais eventos da Assembleia Executiva Mundial de Energia e da Cúpula dos Líderes Mundiais de Energia, organizadas pelo Conselho Mundial de Energia (WEC -- World Energy Council), o evento reuniu especialistas do setor e altos executivos das companhias de energia elétrica globais, para discutir tendências e questões emergentes do setor. Os tópicos das discussões incluíram aperfeiçoamentos na nova eficiência da conversão energética, redução de perdas de linhas em transmissão a longa distância e a utilização da TIC, sensores, medição e tecnologias de controle, para melhorar a eficiência da operação e da administração das companhias de energia elétrica.

 

O presidente do Grupo de Negócios Empresariais do Setor de Energia da Huawei, Jerry Ji, fez a palestra de abertura da Cúpula. Ele disse: "O aumento da eficiência energética em todo o processo, que inclui geração de energia elétrica, transmissão, distribuição e consumo, se tornou um objetivo comum das companhias de energia elétrica em todo o mundo. Com a solução de rede elétrica inteligente totalmente conectada da Huawei, baseada em infraestrutura inovadora de TIC, essas empresas podem construir redes elétricas seguras, confiáveis, amigáveis ao meio ambiente e sustentáveis, para melhorar a eficiência energética e operacional". Ele acrescentou que a contribuição de parceiros de canal é importante para o ecossistema, porque ela viabiliza a rede elétrica inteligente mais bem conectada, que adota uma arquitetura aberta. Ele disse ainda: "Em sincronia com seu princípio básico de infraestrutura de TIC voltada para empresas (BDII -- Business-Driven ICT Infrastructure), a Huawei assumiu o compromisso de desenvolver uma cadeia de valor de rede elétrica inteligente, focando-se em infraestrutura de TIC e implementando sua estratégia de 'estar integrada'. Com isso, a Huawei colabora inteiramente com suas parceiras nas áreas de tecnologia, hardware, software e serviços, para viabilizar inovações conjuntas, ajudando os clientes no setor de energia elétrica a conquistar o sucesso nos negócios".

 

A instituição nacional responsável pela geração e fornecimento de eletricidade na Etiópia, a Energia Elétrica Etíope (EEP -- Ethiopian Electric Power) definiu uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo para aumentar o suprimento de energia hidrelétrica no país, incluir mais fontes de energia nas atuais redes de eletricidade e aperfeiçoar a digitalização das redes elétricas. Ao comentar o desenvolvimento da energia elétrica, o diretor de Estratégia e Investimento da EEP, sr. Mekuria Lemma, disse: "A Etiópia dispõe de recursos naturais de energia em abundância. No entanto, a energia elétrica, a energia solar e a energia eólica respondem, atualmente, por menos de 5% da geração total de energia no país. Acreditamos que esses recursos constituem a futura espinha dorsal do desenvolvimento da energia elétrica em nosso país".

 

"Na Cúpula, a Huawei exibiu sua solução de rede elétrica inteligente totalmente conectada, tanto em um cenário de operação corporativa, quanto em um cenário de operação de eletricidade. As demonstrações em geração de eletricidade, transmissão, transformação, distribuição e consumo foram feitas para mostrar como uma infraestrutura de TIC inovadora ajuda as companhias de energia elétrica a construir redes elétricas seguras, confiáveis, amigáveis ao meio ambiente e sustentáveis, que aumentam a eficiência energética e operacional. A Huawei também exibiu sua mais nova solução de infraestrutura de medição avançada (AMI -- Advanced Metering Infrastructure), que disponibiliza um sistema bem projetado de gerenciamento do consumidor, para ajudar as companhias de energia elétrica a melhorar a eficiência operacional. A solução de AMI alavanca a comunicação de operadoras de rede elétrica (PLC -- Power Line Carrier) de alta intensidade, gateways e plataformas da Internet das Coisas (IoT -- Internet of Things), para dar suporte a grandes volumes de conexões de terminal inteligente, instalações convenientes e a compatibilidade e adaptabilidade de terminais inteligentes diferentes.

 

No setor de energia elétrica, a Huawei presta serviços a mais de 160 companhias de eletricidade em todo o mundo, cobrindo mais de 100.000 subestações. A solução de AMI da Huawei ajudou uma companhia de eletricidade africana a viabilizar o pagamento de tarifas de eletricidade em tempo real, uma operação que, anteriormente, levaria de dois a três meses para a companhia realizar. Na Tailândia, a solução de transmissão e transformação de energia da Huawei ajudou a Administração da Eletricidade Provincial (PEA -- Provincial Electricity Authority) a construir uma rede de comunicações através da rede elétrica de alta velocidade e segura, para facilitar a construção de redes elétricas inteligentes. A solução de usina de energia fotovoltaica inteligente (Smart PV Plant Solution) da Huawei também ajudou uma usina de eletricidade fotovoltaica de 20 MW, em Trowbridge, no Reino Unido, a aumentar a geração de energia, ao mesmo tempo em que melhorou sua eficiência operacional e administrativa. Na China, a Huawei trabalhou com Rede Elétrica do Sul da China (CSG -- China Southern Power Grid) para construir sua rede de distribuição de energia elétrica inteligente eLTE wireless, de banda ultralarga, com latência de milissegundos, para dar suporte às exigências de comunicações de serviços tais como telêmetros, sinalização remota, controle remoto, vigilância por vídeo e serviços de entroncamento multimídia, que requerem alta largura de banda.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é uma importante provedora global de soluções de tecnologia da informação e de comunicações (TIC). Nosso objetivo é construir um mundo mais bem conectado, agindo como uma cidadã corporativa responsável, capacitadora inovadora da sociedade da informação e contribuidora colaborativa do setor. Impulsionada pela inovação centrada no consumidor e por parcerias abertas, a Huawei estabeleceu um portfólio completo de soluções de TIC, que proporciona aos clientes vantagens competitivas em redes de telecomunicações e empresariais, dispositivos e computação em nuvem. Os 170.000 empregados da Huawei no mundo estão comprometidos com a criação de valor máximo para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores.

 

Por favor, visite a Huawei online em www.huawei.com ou nos siga em:

 

http://www.linkedin.com/company/Huawei http://www.twitter.com/Huawei http://www.facebook.com/Huawei http://www.google.com/+Huawei http://www.youtube.com/Huawei

 

FONTE Huawei

http://noticias.r7.com/pr-newswire/tecnologia/rede-eletrica-inteligente-mais-bem-conectada-da-huawei-melhora-eficiencia-energetica-20151029.html

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica