Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

SOCORRO, PRECISO ECONOMIZAR!

Pois é, o cinto apertou para todo mundo: aqueles que perderam o emprego, aqueles que alguém da família perdeu o emprego e para aqueles que ainda não passaram por nenhuma dessas duas situações, mas estão com muito medo de passar.

Mas e agora? Com as contas cada vez mais caras, como vou fazer para economizar? Muitas pessoas já estão na fase de cortar televisão a cabo, celular pós pago e diminuir a velocidade da internet, pois estão com a corda no pescoço. Outras, estão preocupadas, mas querem manter o mínimo do conforto, afinal elas trabalharam por isso e merecem!

Em ambos os casos, quando falamos em economia sempre vamos para os itens mais comuns: água, luz, gás, tv, internet, etc. Mas a economia pode ir mais além do que isso. E podemos nos treinar para gastar com parcimônia mesmo em tempos de vacas gordas.

Acredito que todos já saibam que eu trabalho em uma empresa focada em melhoria de processos e redução de custos, a RCI Consulting. Vivo falando dela por aqui. E trabalhando nela, pude trazer muitos conceitos para a minha vida pessoal que acho importante compartilhar com vocês no Blog. Talvez eu consiga ajudar alguém a suportar a crise com mais facilidade. Então vamos lá:



1.            Tire tudo da tomada quando não estiver utilizando! Isso mesmo. Nada mais de deixar a tv, o carregador de notebook ou celular conectados se não estão utilizando. 

2.            Seu lustre tem espaço para 4 lâmpadas? Trabalhe com duas, e ambas do tipo que economizam energia. 

3.            Nada mais de comprar café do restaurante ou da máquina da empresa. Ouuu, controle essa quantidade. Veja em um dia o quanto você consome e tente diminuir pela metade nos dias seguintes. O mesmo vale para salgados e doces comprados de ultima hora em lanchonetes. Comprando em maior quantidade e em supermercados o gasto diminui significativamente.

4.            Não compre por impulso!!! Se do nada deu uma vontade de comprar algo não planejado, tente esperar pelo menos até o dia seguinte. Isso pode te ajudar e ver que aquele item não é tão necessário assim. 

5.            Barganhe, pechinche, peça desconto. Afinal, "quem não chora não mama". 

6.            Promoções, promoções e promoções. Nada de ter vergonha delas. 

7.            Compres roupas, calçados e itens do verão no inverno, e vice-verça. O mesmo vale para presentes de épocas temáticas do tipo Natal, dia das crianças, etc. Certeza que irá economizar. 

8.            Nada de ir ao supermercado com fome, triste ou doente. Isso faz com que a gente compre o que não precisa só para nos mimar. E nada de levar crianças junto, elas nos fazem comprar mais coisas supérfluos. 

9.            Carros pesados utilizam mais combustíveis, então nada de levar o guarda-roupa, periquito, papagaio, bicicleta, aparelho de sky, etc, se não for necessário.

10.         Todos da família, namorado e melhor amigo possuem a mesma operadora de celular? Sim? Ótimo! Não? Veja se existe um outro meio de se comunicarem, ex; Whatsapp, Skype, etc. 

11.         Lave roupa só com a máquina cheia! Isso economiza água e energia. 

12.         Estipule um orçamento diário. Assim, se quiser gastar mais em algo que não cabe no orçamento do dia, economizará naquele dia para poder comprar o item no dia seguinte. 

13.         Faça uma poupança, mesmo que for pouquinho que deposite, ainda é uma poupança. Ah, e não ouse tirar o dinheiro de lá, ele é para seu futuro. 

14.         Explique a situação para todos que convivem com você, assim, se todos comprarem a ideia um ajudará o outro a se manter na linha. 

Bom, espero que vocês gostem das dicas, com certeza algumas vocês já conheciam. Mas quem sabe eu consegui mostrar alguma dica nova que irá te ajudar. 

 

Abraços

 

 

Não deixe de acessar: www.rciconsulting.com.br

http://rciconsulting.blogspot.com.br/2015/10/socorro-preciso-economizar.html

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica