Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 3 de novembro de 2015

ANEEL: Chamada para projetos de eficiência energética é aprovada

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pretende estimular a troca de motores elétricos antigos em todo o país. A agência publicou no Diário Oficial da última quinta-feira (29) chamada por projetos de eficiência intitulada “Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz”. O objetivo é reduzir o consumo de eletricidade substituindo motores antigos por equipamentos modernos e eficientes.

 

A substituição de motores elétricos antigos possibilitará o aumento de produtividade do setor industrial com menor consumo de energia elétrica, em razão do ganho de eficiência; a atualização dos motores elétricos utilizados no parque industrial brasileiro e a redução do número de máquinas antigas pelas indústrias.

 

A modernização dos motores dos refrigeradores foi defendida pelo ministro Eduardo Braga, e objeto de reuniões entre o ministro e representantes da Indústria e do Comércio. Atualmente há cerca de três milhões de expositores refrigerados em bares e outros estabelecimentos comerciais que consomem muita energia e que podem ser renovados para tornar mais eficiente o consumo de energia desses comércios.

 

Fomentar ações de incentivo à eficiência energética é um dos desafios do Ministério de Minas e Energia, que vem trabalhando para aprimorar esses mecanismos. Como exemplo disso, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) indicou, em sua reunião de junho desde ano, que sejam fortalecidos os programas de eficiência energética e de Pesquisa e Desenvolvimento, com a reorientação de recursos já existentes e a fixação de diretrizes de governo para tais programas. O colegiado também avaliou que é preciso criar câmaras técnicas no CNPE, destinadas a elaborar e propor políticas e ações aos conselheiros.

 

Na chamada pública, empresas de distribuição de energia elétrica poderão participar com a elaboração do projeto. As iniciativas podem ser enviadas por e-mail para a Agência, pelo endereço peeprioritario2@aneel.gov.br até 30 dias após a publicação desta chamada no Diário Oficial da União.

 

Mais informações sobre a Chamada poderão ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), no link “Educação/Pesquisa e Desenvolvimento – Eficiência Energética”.

http://www.setorenergetico.com.br/governo-regulamentacao/aneel-chamada-para-projetos-de-eficiencia-energetica-e-aprovada/9912/

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica