Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Aneel estimula troca de motores elétricos para promover eficiência energética

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou uma nova frente de ação para estimular a troca de motores elétricos antigos por equipamentos mais modernos e eficientes, dentro da política de incentivo a ações que façam o Brasil produzir mais, mas gastando menos energia. Trata-se do projeto “Incentivo à substituição de motores elétricos: promovendo a eficiência energética no segmento de força motriz”, lançado com a publicação de chamada pública no Diário Oficial da União.

 

A Aneel destaca que a substituição de motores elétricos antigos possibilitará o aumento de produtividade do setor industrial com menor consumo de energia elétrica. No Brasil, de acordo com Ministério de Minas e Energia (MME), a indústria consome 43,7% de toda energia elétrica nacional e a força motriz em operação usa 68% dessa energia elétrica. Sendo assim, contata-se que aproximadamente 30% de toda a energia elétrica do Brasil é consumida por motores elétricos.

 

No entanto, cita material da Agência, o que se constata em pesquisas de mercado é que a prática de recondicionamento de motores antigos tem se tornado cada vez mais comum no setor industrial. Com uma média de vida

útil superior a quinze anos, sabe-se que uma expressiva parte dos motores em utilização no parque industrial brasileiro é de fabricação anterior a dezembro de 2009.

 

Esse grande número de equipamentos, ainda em atividade, não atende aos níveis mínimos de eficiência definidos pelas regulamentações do setor. Com a idade avançada dos equipamentos e uma perda natural de sua eficiência no decorrer do tempo, constata-se que diversos estabelecimentos do setor industrial adquirem produtos usados e recondicionados, com um preço atrativamente mais baixo, ou ainda solicitam o recondicionamento de seus motores antigos com empresas especializadas. Esse é um dos focos do novo projeto.

 

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) indicou, em sua reunião de junho desde ano, que sejam fortalecidos os programas de eficiência energética e de Pesquisa e Desenvolvimento, com a reorientação de recursos já existentes e a fixação de diretrizes de governo para tais programas. O colegiado também avaliou que é preciso criar câmaras técnicas no Conselho, destinadas a elaborar e propor políticas e ações aos conselheiros.

 

Participação

 

Na chamada pública, empresas de distribuição de energia elétrica poderão participar com a elaboração do projeto. As iniciativas podem ser enviadas por e-mail para a Agência, pelo endereço peeprioritario2@aneel.gov.br até 30 dias após a publicação desta chamada no Diário Oficial da União.  Mais informações sobre a Chamada poderão ser consultadas no endereço eletrônico da Aneel (www.aneel.gov.br), no link “Educação/Pesquisa e Desenvolvimento – Eficiência Energética”.

 

Fonte:Ministério de Minas e Energia

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2015/11/projeto-incentiva-eficiencia-energetica-ao-substituir-motores-antigos

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica