Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Empresas brasileiras desenvolvem coletor solar que também gera energia

23.11.15
|

Fonte: Brasil Energia - 19.11.2015
Brasil - Duas empresas nacionais, a Sunlution e a E2Solar, desenvolveram um coletor solar híbrido com a capacidade de gerar água quente e energia. Fruto de quatro meses de trabalhos, a tecnologia já está disponível, com produção na fábrica da E2Solar em São Paulo, conta com etiqueta Inmetro, nível A, e promete ser mais amplamente comercializada em 2016.

Segundo o diretor da Sunlution, Orestes Gonçalves, a solução foi possível graças à tecnologia de placas solares de filmes finos, de silício amorfo ou de CIGS (Cooper Indium Gallium Selenide), que sua empresa representa dos chineses da Hanergy.

Com espessura menor do que 1 cm e flexibilidade plástica, as placas com dimensão de 1,60 m² e 140 Wp revestem os coletores solares produzidos pela E2Solar para garantir além da captação dos raios solares para aquecimento de água a energia para suprir a residência ou instalação a ser atendida.

Colado sobre a superíficie do coletor com adesivos dupla face, o filme fino é como um papel leve, com 3 kg por m², contra 15 a 17 kg/m² das placas convencionais de silício.

Embora tenha eficiência energética um pouco menor do que as placas de silício monocristalinas ou policristalinas (de 12% a 14% contra 16% a 18%), as de filmes finos não dependem de radiação direta para gerar energia. "Elas aceitam radiação difusa, o que faz gerarem energia em média das 7 horas até as 17 horas", diz. Já nas convencionais o "expediente" normal de geração vai das 9 horas até 16 horas. 

A característica flexível dos filmes finos fez a Sunlution desenvolver nos últimos meses, além desse coletor, vários outros produtos com geração solar, como mochilas que podem carregar baterias de celulares, carrinhos de sorvetes e bebidas com geração própria para refrigeração, guarda-sol solar com entradas USB e caixa de junção e carregadores de celular movidos pela energia solar. Além disso, recentemente a empresa inlstalou as placas em food-trucks.

Com o coletor solar híbrido, a previsão é a de que em 2016 a parceria gere R$ 10 milhões de negócios, que podem ser em vendas para residências ou mesmo para instalações maiores em indústrias, onde podem aquecer água de processo ou para caldeiras, ou para comércios. O próximo passo, depois de difundir o produto, é credenciá-lo em bancos para financiamento, como no BNDES ou Santander.

--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica