Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Mercado livre em POrtugal

Quase 70% dos consumidores de eletricidade estão em mercado livre - ERSE

LUSA3 de Novembro de 2015, às 06:00

O número de clientes de eletricidade em regime de mercado é superior a 4,23 milhões, valor próximo de representar 70% do número total de consumidores em Portugal continental, segundo a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE).

Quase 70% dos consumidores de eletricidade estão em mercado livre - ERSE

De acordo com o resumo mensal sobre o mercado liberalizado de eletricidade, em setembro registou-se um crescimento líquido de cerca de 45 mil clientes face ao mês anterior, o que representa uma variação homóloga de 33%.

O consumo dos clientes abastecidos em regime de mercado representa já quase 89% do consumo total de clientes em Portugal continental, tendo ascendido a 39.363 gigawatt-hora (GWh), um acréscimo de cerca de 11% face ao que se registava em setembro do ano anterior.

A quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em setembro 74% do consumo total do segmento, face aos 56% registados no mês homólogo de 2014.

Em termos de quota de mercado global, o grupo EDP manteve a sua posição como principal operador no mercado livre, liderando quer em número de clientes (84,6% do total de clientes) quer em consumos (cerca de 43,6% dos fornecimentos no mercado livre).

A Endesa permanece como líder em consumos abastecidos nos segmentos de grandes consumidores (26,6%) e de clientes industriais (28,0%).

Os consumidores que ainda estão a ser fornecidos por um comercializador de último recurso dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para migrarem para o mercado liberalizado.

JNM // CSJ

Lusa/Fim


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica