Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sábado, 5 de dezembro de 2015

Baterias de íons de sódio prontas para o mercado

Bateria de sódio

 

Engenheiros franceses conseguiram pela primeira vez construir uma "bateria de verdade" com a tecnologia de íons de sódio.

 

As baterias de sódio estão entre as mais promissoras para substituir as baterias de lítio não apenas por serem muito eficientes, mas por serem potencialmente muito baratas - o sódio é o principal componente do sal de cozinha.

 

Bateria é feita com madeira e sal

A equipe, que envolve oito laboratórios franceses, conseguiu agora pela primeira vez fabricar uma bateria de sódio no tradicional formato 18650, um padrão da indústria, hoje largamente usado em lanternas de LED.

 

Com a padronização, torna-se mais fácil atrair o interesse da indústria para disponibilizar comercialmente a tecnologia Na-ion - Na é o símbolo químico do sódio.

 

Bateria de íons de sódio

 

A bateria de íons de sódio tem o mesmo desempenho de uma bateria de íons de lítio de mesma dimensão, mas poderá custar muito menos porque o sódio é muito mais barato do que o lítio.

 

A densidade de energia do protótipo (a quantidade de energia que pode ser armazenada por quilograma de bateria) chega a 90Wh/kg, comparável com as baterias de íons de lítio. E a sua vida útil - número máximo de ciclos de carga-descarga sem qualquer perda de desempenho - passou dos 2.000 ciclos.

 

A fabricação de um modelo padrão foi possível graças à otimização do processo de fabricação do material usado na bateria, que passou da escala de laboratório para uma escala "pré-industrial", produzindo bateladas de 1 kg.

 

A equipe do instituto francês CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas) afirmou que empresas parceiras do projeto já estão em negociações para começar a fabricar as primeiras pilhas de íons de sódio.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=baterias-ions-sodio-prontas-mercado&id=010115151202&ebol=sim

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica