Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Regulamentação da tarifa branca traria redução de até 13% na conta de luz do consumidor residencial

O ano de 2015 foi marcado pela série de ajustes na tarifa de energia elétrica, apenas o setor residencial acumulou alta de quase 50%, e, segundo expectativas do Banco Central, a tendência de 2016 também é de alta, chegando a mais 41% de aumento. Diante desse cenário, estudo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) revela que a regulamentação da tarifa branca, resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que estabelece a tarifação diferenciada aos consumidores de baixa tensão, traria uma redução de até 13% na conta de luz, essencial nesse momento para aliviar um pouco o bolso do consumidor.

 

A tarifa branca consiste em diferenciar o custo do consumo de residências e comércios nos horários de pico (3 horas por dia) e intermediários (2 horas antes e depois do horário de pico), a exemplo do que já acontece para os grandes consumidores. Logo um pequeno consumidor ligado à AES Eletropaulo que consome 500kWh por mês paga em média R$ 283, com a tarifa branca poderia pagar em média R$ 246 se optar por deslocar a concentração do uso da energia dos horários de pico e intermediário. Segundo os cálculos da Associação, com a aprovação da tarifa o consumidor consegue economizar até 13% na conta de luz, pois é possível organizar o consumo a partir da tarifação diferenciada.

 

O diretor da ABESCO, José Starosta, explica que o conceito da tarifa branca existe há mais de 20 anos, quando inicialmente foi concebida como tarifa amarela, e que a nova resolução 414 já prevê a sua aplicação, no entanto ainda aguarda regulamentação específica. “Apesar das adaptações que se farão necessárias caso a tarifa branca seja regulamentada, como a mudança dos medidores, os benefícios são enormes. Principalmente porque o consumo no setor residencial e comercial no Brasil tem sido o responsável pelo incremento do consumo no país representando quase 48% e essa gestão merece atenção”, explica o executivo.

 

“Dessa forma o pequeno consumidor que viu sua conta aumentar significativamente no último ano pode ter uma boa ferramenta para gerir o gasto com energia elétrica, além de contribuir para a redução da carga no horário de ponta. Sem contar que a gestão da tarifa também é uma ferramenta para induzir a racionalidade no uso da energia pelos consumidores contribuindo, assim, para o fim do desperdício”, finaliza.

 

SOBRE A ABESCO:

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

 

 

Informações à imprensa ABESCO:

RS Press

Laís Cavassana: laiscavassana@rspress.com.br

Nicolli Oliveira: nicollioliveira@rspress.com.br

Tel: (11) 3875-6296

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,812859,Regulamentacao_da_tarifa_branca_traria_reducao_de_ate_13_na_conta_de_luz_do_consumidor_residencial,812859,4.htm

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica