Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Regulamentação da tarifa branca traria redução de até 13% na conta de energia do consumidor residencial

18.01.16
|

Fonte: Procel Info - 18.01.2016
Brasil - O ano de 2015 foi marcado pela série de ajustes na tarifa de energia elétrica, apenas o setor residencial acumulou alta de quase 50%, e, segundo expectativas do Banco Central, a tendência de 2016 também é de alta, chegando a mais 41% de aumento. Diante desse cenário, estudo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) revela que a regulamentação da tarifa branca, resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que estabelece a tarifação diferenciada aos consumidores de baixa tensão, traria uma redução de até 13% na conta de energia, essencial nesse momento para aliviar um pouco o bolso do consumidor.

A tarifa branca consiste em diferenciar o custo do consumo de residências e comércios nos horários de pico (três horas por dia) e intermediários (uma hora antes e uma depois do horário de pico), a exemplo do que já acontece para os grandes consumidores. Logo um pequeno consumidor ligado à AES Eletropaulo que consome 500 kWh por mês paga em média R$ 283, com a tarifa branca poderia pagar em média R$ 246 se optar por deslocar a concentração do uso da energia dos horários de pico e intermediário. Segundo os cálculos da Associação, com a aprovação da tarifa o consumidor consegue economizar até 13% na conta de luz, pois é possível organizar o consumo a partir da tarifação diferenciada.

O diretor da Abesco, José Starosta, explica que o conceito da tarifa branca existe há mais de 20 anos, quando inicialmente foi concebida como tarifa amarela, e que a nova resolução 414 já prevê a sua aplicação, no entanto ainda aguarda regulamentação específica. "Apesar das adaptações que se farão necessárias caso a tarifa branca seja regulamentada, como a mudança dos medidores, os benefícios são enormes. Principalmente porque o consumo no setor residencial e comercial no Brasil tem sido o responsável pelo incremento do consumo no país representando quase 48% e essa gestão merece atenção", explica o executivo.

"Dessa forma o pequeno consumidor que viu sua conta aumentar significativamente no último ano pode ter uma boa ferramenta para gerir o gasto com energia elétrica, além de contribuir para a redução da carga no horário de ponta. Sem contar que a gestão da tarifa também é uma ferramenta para induzir a racionalidade no uso da energia pelos consumidores contribuindo, assim, para o fim do desperdício", finaliza.

* Com informações da assessoria de imprensa da Abesco


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica