Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Saiba como economizar energia na hora de lavar e passar roupas

A principal recomendação é saber usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e do ferro de passar para economizar energia (Foto: Free Images)

Não há dúvidas de que a máquina de lavar roupas e o ferro de passar são dois dos eletrodomésticos mais usados em casa, principalmente quando a família é grande. Por isso, é importante adotar alguns cuidados na hora de manusear os aparelhos para evitar o desperdício de energia que, parece irrelevante, mas no fim do mês pode refletir negativamente na conta de luz.

No quesito máquina de lavar, o primeiro passo é na hora da compra. Adquira apenas produtos com o Selo Procel de Economia de Energia. A etiqueta garante que o equipamento é o mais eficiente da categoria.

Em segundo lugar, a recomendação é saber usar a capacidade máxima do seu aparelho. “O ideal é concentrar a maior quantidade de roupas possíveis e usar a capacidade total da máquina. Quanto menor o uso, menor o consumo de energia”, ressalta o engenheiro de eficiência energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) Daniel Sarmento. É importante ficar atento também à dosagem de sabão usada a cada lavagem de roupas e ao filtro da máquina, que deve estar sempre limpo.

Escolha o ferro de menor potência (Foto: Free Images)

Algumas dicas semelhantes também valem para o ferro de passar. “Concentre a maior quantidade de roupas possível para passar, evitando que o ferro fique esquentando e esfriando sem necessidade”, explica Sarmento.

Outra recomendação da Celpe é deixar o ferro ligado apenas quando estivermos usando o aparelho. “O importante é evitar o tempo do ferro ligado sem que ele esteja sendo utilizado. A dica é otimizar todo o tempo que o ferro está aquecido”, pontua o engenheiro de eficiência energética.

Tenha em mente também as especificidades de cada tecido, utilizando a temperatura adequada para cada roupa, além de passar roupas leves com o aparelho desligado, já que o calor remanescente do ferro poderá ser aproveitado.

http://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2016/01/12/saiba-como-economizar-energia-na-hora-de-lavar-e-passar-roupas/

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica