Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dicas para economizar energia em sua casa

Em tempos de crise energética e aumentos na conta de luz, economizar energia tornou-se uma necessidade de praticamente todos os brasileiros. A preocupação ambientalista e com os custos no final do mês fazem com que aparelhos com melhor eficiência de consumo e práticas conscientes sejam cada vez mais procuradas pela população.

Diversos equipamentos e medidas podem fazer muita diferença no consumo mensal de uma residência. Por isso, confira as dicas abaixo e entenda como elas podem ajudar na sua conta de luz.

Ar-condicionado

No verão, o ar-condicionado é um dos equipamentos mais utilizados nas casas dos brasileiros. Como sua utilização contínua pode acabar aumentando o consumo de energia elétrica, vale a pena investir em modelos que tenham tecnologias de economia. Uma das mais recentes e eficientes é a que está presente nos modelos de ar-condicionado Split inverter, que reduz a potência do aparelho quando a temperatura ideal do ambiente é alcançada. A função sleep também traz bons resultados: ela adaptar o funcionamento do ar-condicionado durante noite, deixando o ambiente mais confortável para quem está dormindo.

Chuveiro

O chuveiro elétrico é um dos maiores responsáveis pelo consumo total na conta de luz. Por isso, vale a pena tomar banhos mais rápido e optar por desligar o aparelho enquanto se ensaboa. Se buscar uma medida mais definitiva, vale a pena investir em um sistema de aquecimento solar, que é uma fonte de energia limpa e gratuita.

Geladeira

Ao contrário do muitos pensam, desligar a geladeira à noite ou por algumas horas não gera economia; ao contrário, o consumo aumenta. Isso porque o ambiente interno fica mais quente e, para voltar à temperatura convencional, o refrigerador tem que trabalhar mais intensamente. Por isso, a dica é reduzir a potência em dias mais frios ou quando o aparelho não estiver em sua capacidade máxima.

Luzes

Além de não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo usados, vale a pena substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. A economia na conta de luz é significativa e, ao longo prazo, a lâmpada fluorescente tem a vantagem de apresentar uma maior durabilidade e resistência.

Eletrodomésticos

Verifique se todos os seus aparelhos domésticos têm uma eficiência e se eles possuem o selo Procel. Caso eles sejam mais antigos e consumam muita energia, é preciso considerar a substituição por um equipamento mais moderno e econômico. Na hora da compra, cheque qual a classificação que o aparelho recebe em seu selo e busque sempre por aquele que tiver a melhor eficiência energética.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/506703/dicas-para-economizar-energia-em-sua-casa.html

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica