Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Setor de energia solar térmica busca incentivos para o seu desenvolvimento

A matriz energética brasileira vem abrindo cada vez mais espaço para o crescimento de fontes renováveis, mas alguns segmentos desse mercado ainda buscam novos incentivos para ampliar suas operações no país.

 

É esse o caso do setor de energia solar térmica, que atrai por seus baixos custos, mas ainda enfrenta desafios para consolidar demandas e se firmar como potencial alternativa para diversas áreas da indústria.

 

De acordo com o presidente do Departamento Nacional de Energia Solar Térmica (DASOL), Amaurício Gomes, as tecnologias solares podem reduzir em até 20% os custos energéticos em processos industriais, valor que alcança a marca de 70% no uso residencial; a adoção em maior volume desse tipo de geração, no entanto, ainda tropeça na falta de incentivos.

 

O setor, que atualmente mantém uma média de R$ 120/MWh, busca aumentar sua participação no programa de eficiência energética da Aneel e requer maiores investimentos por parte do governo. Segundo Gomes, a abertura de linhas de crédito com foco nos consumidores finais é hoje a maior oportunidade para a expansão do segmento de energia solar térmica.

 

Com novos estímulos, o setor pode ser impulsionado em um momento de boas perspectivas para as fontes renováveis: segundo o DASOL, a geração distribuída no Brasil deve crescer mais 4% até o final deste ano.

http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/setor-de-energia-solar-termica-busca-incentivos-para-o-seu-desenvolvimento

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica