Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 7 de março de 2016

Economia de até 30% de energia com eficiência em sistema de ar comprimido

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), o ar comprimido é uma das fontes mais caras de energia em uma planta industrial. Dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos revelam que a geração de ar comprimido pode representar, pelo menos, 30% da energia elétrica consumida. A maioria das instalações industriais precisa de algum tipo de ar comprimido, seja para a operação de uma ferramenta de ar simples ou para tarefas mais complicadas, como a operação de controles pneumáticos.

 

“São medidas, em sua maioria, simples que revertem não apenas em economia, mas em aumento de eficiência e produtividade, características fundamentais para a indústria, já que possibilitam a competitividade. Por exemplo, apenas reduzindo vazamentos em sistema de ar comprimido é possível economizar até 16%. Isso sem contar as outras possibilidades, como substituição de compressor, aplicação de sistema de múltipla pressão”, afirma o especialista em eficiência energética e membro da ABESCO, Luiz Fernando Vieira.

 

Vieira explica ainda que existem 11 classes de ações para melhoria de eficiência nos sistemas de ar comprimido e ressalta a importância da contratação de uma ESCO (empresa de serviço de conservação de energia) qualificada para aplicação dessas ações, pois existem ferramentas de auditoria que permitem identificar para cada empresa a real economia que cada um desses pontos pode proporcionar e, dessa forma, garantir o sucesso do projeto.

 

Conheça as 11 classes de ações desenvolvida pelo Fraunhofer Institute da Alemanha, um dos mais importantes institutos relacionados a pesquisa em eficiência energética na Europa.

http://www.setorenergetico.com.br/empresas/economia-de-ate-30-de-energia-com-eficiencia-em-sistema-de-ar-comprimido/13630/

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica