Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 10 de abril de 2016

Em três meses, consumidores livres e especiais crescem 9%




  •  

O aumento na tarifa da energia no Ambiente de Contratação Regulada-ACR, a queda no Preço de Liquidação das Diferenças-PLD e a simplificação no Sistema de Medição e Faturamento impulsionaram o Ambiente de Contratação Livre – ACL no primeiro trimestre de 2016. De janeiro à março, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE concluiu 182 processos de adesão de consumidores livres e especiais, o que significou o crescimento de 9% em relação ao total de agentes nestes perfis em dezembro de 2015, considerando os 16 desligamentos no período.

O grande fluxo migratório é liderado pelos consumidores especiais, que são empresas com demanda entre 500 kW e 3MW e são obrigados a adquirir energia de Pequenas Centrais Hidrelétricas ou de fontes incentivadas especiais (eólica, biomassa ou solar). Nestes três meses, foram feitas 158 adesões, alcançando a marca de 1348 agentes. Para abril, já estão aprovadas mais 106 adesões.

No caso dos consumidores livres, que são empresas com demanda mínima de 3MW e podem negociar energia com qualquer fornecedor, a evolução ocorreu de maneira atenuada. De janeiro à março foram 24 novos agentes, somando ao final do terceiro mês um total de 644. Para abril, o ritmo é o mesmo e estão validadas 9 adesões.

Como consequência deste crescimento do mercado livre, a Câmara de Comercialização tem aumentado seu número de associados de forma representativa. Atualmente, 3.429 agentes atuam no mercado de energia (+5,7% em relação à dezembro/15). Além dos 1.348 consumidores especiais e 644 consumidores livres, a CCEE conta com 1.118 produtores independentes, 174 comercializadores, 61 autoprodutores, 49 distribuidoras e 35 geradoras concessionárias de serviço público.

Tendência continua

A corrente migratória dos consumidores para o mercado livre deve continuar nos próximos meses. Atualmente, a CCEE tem 1.072 processos de adesão em andamento no sistema, sendo 832 consumidores especiais e 83 consumidores livres. A conclusão destas solicitações deve ocorrer de forma gradativa. Os outros pedidos são de 17 novas comercializadoras e 140 geradoras, autoprodutores e produtores independentes.



--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica