Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 19 de abril de 2016

Energia hidroelétrica

Água em movimento é uma poderosa entidade responsável pela iluminação cidades inteiras, até mesmo países. Milhares de anos atrás, os gregos usavam rodas de água, que pegou a água em baldes em torno de uma roda. O peso da água fez com que a roda gire, convertendo a energia cinética em energia mecânica para moer grãos e bombear água. Em 1800 a roda d'água foi muitas vezes utilizado para máquinas de energia, tais como serras de corte de madeira nas fábricas europeias e americanas. Mais importante, as pessoas perceberam que a força da água que cai de uma altura iria girar uma turbina conectada a um gerador para produzir eletricidade. Niagara Falls, uma cachoeira natural, alimentado a primeira usina hidrelétrica em 1879.

 

cachoeiras feitas pelo homem barragens foram construídos ao longo dos anos 1900, a fim de maximizar a esta fonte de energia. Além de uma planta para a produção de eletricidade, uma usina hidrelétrica consiste de um reservatório de água cercada por uma barragem cuja portas podem abrir ou fechar, dependendo de quanta água é necessária para produzir uma determinada quantidade de energia elétrica. Uma vez que a electricidade é produzida é transportada ao longo grandes linhas de transmissão para uma empresa de energia elétrica.

 

"Por volta de 1940, os melhores locais para grandes barragens tinha sido desenvolvido." Mas como a maioria das outras fontes de energia renováveis, a energia hidráulica não poderia competir com os combustíveis fósseis baratos no momento. "Não foi até o preço do petróleo dispararam na década de 1970 que as pessoas se interessaram pela hidrelétrica de novo." Hoje um quinto da eletricidade global é gerada pela água que cai.

 

"Ao longo dos últimos 100 anos, os Estados Unidos lideraram o mundo na construção de barragens. Secretário do Interior Bruce Babbitt observou recentemente que," em média, construímos uma barragem todos os dias desde a assinatura da Declaração de Independência. ' " dos 75,187 barragens em os EUA, menos de 3% são usados ​​para produzir 10-12% da eletricidade do país. Com mais de 2.000 instalações, os EUA são o segundo maior produtor de energia hidrelétrica do mundo, atrás do Canadá. As barragens que não produzem eletricidade são utilizadas para irrigação ou controle de inundações. Muitas pessoas acreditam que esses sites pré-existentes podem contribuir para a fonte de alimentação do país de uma maneira custo-efetiva se as instalações hidrelétricas foram construídas.

 

Existem várias características favoráveis ​​de energia hidrelétrica. Em qualquer lugar chuva cai, haverá rios. Se uma seção particular do rio tem o terreno certo para formar um reservatório, pode ser adequado para a construção de barragens. Sem combustíveis fósseis são necessários para produzir a eletricidade, e do ciclo hidrológico da Terra, naturalmente, reabasteça com "combustível". Portanto nenhuma poluição é liberado para a atmosfera e nenhum desperdício que requer confinamento especial é produzido. Uma vez que "a água é um produto interno naturalmente recorrentes e não está sujeito aos caprichos dos fornecedores estrangeiros," não há nenhuma preocupação de preços instáveis, problemas de transporte, greves de produção, ou outros problemas de segurança nacional.

 

A energia hidrelétrica é muito conveniente , porque pode responder rapidamente às flutuações de demanda. Portas de uma represa pode ser aberta ou fechada no comando, dependendo do uso diário ou o crescimento econômico gradual na comunidade. A produção de energia hidroeléctrica é muitas vezes retardado na noite quando as pessoas usam menos energia. Quando uma unidade está funcionando, sem água é desperdiçada ou liberado em um estado alterado; ele simplesmente retorna ileso para continuar o ciclo hidrológico. O reservatório de água resultante da construção da barragem, que é essencialmente a energia armazenada, pode suportar pescas e conservas, e fornecer diversas formas de recreação à base de água para moradores e turistas. Terra de propriedade da empresa hidrelétrica muitas vezes é aberta ao público para caminhadas, caça e esqui. Portanto, "reservatórios de hidrelétricas contribuem para as economias locais. Um estudo do projeto hidrelétrico de um tamanho médio em Wisconsin mostrou que o valor recreativo para os moradores e visitantes ultrapassou US $ 6,5 milhões por ano." Para não mencionar o estímulo econômico fornecido pelo emprego.

 

A energia hidrelétrica também é muito eficiente e barato. "Turbinas Modern hidrelétricas pode converter até 90% da energia disponível em eletricidade. As melhores plantas de combustíveis fósseis são apenas cerca de 50% de eficiência. Em os EUA, a energia hidroeléctrica é produzida por uma média de 0,7 centavos de dólar por quilowatt-hora (kWh). Isso é cerca de um terço do custo da utilização de combustível fóssil ou nuclear e um sexto do custo da utilização de gás natural ", desde que os custos para a remoção da barragem e os sedimentos armadilhas não são incluídos. Eficiência pode ser ainda aumentada pela renovação de equipamentos hidrelétricos. Uma melhoria de apenas 1% iria fornecer electricidade a um adicional de 300.000 famílias.

 

Hydropower se tornou "a principal fonte de energia renovável. Ele fornece mais de 97% de toda a eletricidade gerada por fontes renováveis ​​em todo o mundo. Outras fontes, incluindo solar, geotérmica, eólica, e conta biomassa para menos de 3% da produção de electricidade renovável." Em os EUA, 81% da eletricidade produzida por fontes renováveis ​​vem de energia hidrelétrica. "Em todo o mundo, cerca de 20% de toda a electricidade é produzida em centrais hidroeléctricas." Algumas regiões depender mais do que outros. Por exemplo, 75% da electricidade produzida na Nova Zelândia e mais de 99% da electricidade produzida na Noruega vêm de energia hidrelétrica. Para obter informações sobre como fazer um sistema de energia hidroeléctrica consulte a nossa página " Produzir Hidro "

 

O uso de energia hidrelétrica "impede a queima de 22 bilhões de galões de petróleo ou 120 milhões de toneladas de carvão por ano." Em outras palavras, "as emissões de carbono evitadas pela indústria hidrelétrica do país são o equivalente a um adicional de 67 milhões de veículos de passageiros na estrada 50 por cento mais do que existem atualmente." As vantagens da energia hidroeléctrica são, portanto, convincente, mas há alguns inconvenientes graves que estão causando as pessoas a reconsiderar a sua benefício global.

 

Uma vez que os locais mais viáveis ​​para barragens estão em áreas montanhosas ou montanhosas, as falhas que muitas vezes criados a topografia representar um grande perigo para as barragens e, portanto, a terra abaixo deles há milhares de anos depois de terem se tornado inútil para a geração de energia. Na verdade, as falhas de barragens ocorrem regularmente devido a essas condições do terreno, e os efeitos são devastadores.

 

Quando um novo reservatório da represa inunda o campo, as pessoas que vivem na área tem que se mover e abandonar seus antigos estilos de vida, a fim de abrir caminho para o projeto. Isso é muito estressante e muitas vezes controversa, especialmente se uma comunidade tem mantido um modo particular de vida na mesma terra por gerações. Tal é o caso do Chile, onde o Pehuenche indígena "estão atualmente a lutar construção do 570MW, US $ 500.000.000 Ralco barragem no rio Biobo Oito famílias continuam a recusar-se a negociar trocas de terras com a Endesa [a empresa concessionária], e gostaria de permanecer no suas terras ". Se o projeto for bem-sucedido, um reservatório de 13 milhas quadradas iria inundar a terra e forçar 600 pessoas fora de suas casas, 400 dos quais são Pehuenche "cuja casa ancestral é a Biobo superior." Um total de cinco barragens foram planejadas, que "forçaria a deslocalização de 1.000 Pehuenches, 20% dos sobreviventes desta cultura antiga."

 

A construção de uma barragem não só afeta as pessoas nas proximidades, ele pode alterar gravemente funções naturais de um rio. De acordo com a American Rivers, uma organização de conservação ", pelo desvio da água para o poder, barragens remover a água necessária para ecossistemas saudáveis ​​em sequência. Alongamentos abaixo barragens são muitas vezes completamente de-regada." Isso pode não parecer um problema significativo até espécies animais são estudados. Aves que migraram para um ambiente ciliar específica para as gerações já não têm insetos suficientes sobre a qual se aproveitam quando o nível da água cai. Se eles têm poucas alternativas de migração, que poderia significar o comprometimento de espécies que floresceu uma vez. Espécies de peixes como o salmão "dependem de fluxos estáveis ​​para lavar-los rio abaixo no início de sua vida e guiá-los anos mais tarde a montante para desovar. Piscinas reservatórios estagnados desorientar peixes migratórios e aumentar significativamente a duração da sua migração." Populações nativas de peixes podem diminuir ou desaparecer por completo, devido às mudanças de temperatura causadas por barragens. Mais lento o fluxo de água significa temperaturas mais quentes, e na parte inferior de liberação de água fria significa temperaturas mais baixas. Várias das desvantagens de hidrelétricas concentrar em peixes. É fácil esquecer como peixes e outras espécies aquáticas são importantes, alguns dos quais residem na parte inferior da cadeia alimentar.

 

As mudanças ambientais causados ​​por projetos hidrelétricos podem ser óbvio para o biólogo local, mas iludir a pessoa média. A maioria das pessoas vai mais facilmente perceber uma névoa smoggy desenvolvimento em uma área onde uma planta de carvão está a funcionar de uma população menor de uma determinada espécie de aves onde funciona uma usina hidrelétrica. Esses descuidos levar as pessoas a acreditar que nada está errado.

 

Empresas e organizações hidrelétricas geralmente enfatizam sua fabricação "limpa" de energia elétrica e deixar de mencionar os riscos ambientais de longo prazo. "Barragens conter sedimentos, detritos e nutrientes." Silt coleta atrás da represa no fundo do rio, acumulando metais pesados ​​e outros poluentes. Eventualmente, isso torna a barragem inoperável, deixando a bagunça para as gerações futuras, que terá que remover os detritos recolhidos ou viver com um mudflow potencialmente catastrófica prestes a inundar a região abaixo da barragem.

 

Há também um debate entre preservar rios por seu valor estético contra satisfazer as necessidades energéticas de milhares de pessoas. Este último tem prevalecido. Hoje "Há 600.000 milhas rio apreendido por trás barragens. Em contraste, apenas 10.000 milhas rio (nem mesmo metade de 1%) são permanentemente protegidos sob o selvagem Nacional e Scenic Sistema Rivers." O único rio undammed em que os EUA é maior do que 600 milhas é o Yellowstone.

 

Hidrelétrica pode ser melhor sobre o meio ambiente do que as fontes de combustíveis fósseis, mas o seu futuro é tão incerto que pode precisar para se concentrar em outras alternativas. Segundo a Associação Hydropower Nacional, "uma crescente variedade de estatutos, regulamentos, políticas de agência e decisões judiciais têm feito o processo de licenciamento hidrelétrica caro, arbitrária e demorado. Um projeto hidrelétrico típico leva de 8 a 10 anos para encontrar o seu caminho através do licenciamento processo. em comparação, um gás natural da planta, que emite dióxido de carbono significativa (CO 2) gases, normalmente podem ser instalados e licenciados em 18 meses. Dado este clima incerto demitido, poucos investidores estão dispostos a arriscar seu capital em novo desenvolvimento de energia hidrelétrica . Além disso, alguns proprietários e operadores do projeto contemplar o abandono de seus projetos, em vez de prosseguir com novo licenciamento ".

 

Novo licenciamento é um processo complexo no qual barragens privadas são reavaliados a cada 30 a 50 anos. O Comité de Regulamentação Federal de Energia "considera de novo se é apropriado para cometer recursos fluviais do público para geração de energia privada FERC é agora necessário, para decidir se a emitir uma licença, considerar não apenas o potencial de geração de energia de um rio, mas também para dar igual consideração para a conservação de energia, proteção de peixes e animais selvagens, proteção de oportunidades de lazer, e preservação de outros aspectos da qualidade ambiental. " Novo licenciamento foi pouca até 1993, quando centenas de licenças começaram a expirar. "O Hydropower Reform Coalition formada em 1992 para aproveitar esta oportunidade única em-um-vida para restaurar ecossistemas fluviais através do processo novo licenciamento." Para espanto do Coalition, uma nova lei está sendo considerado chamada Lei de Melhoria de Processos de Licenciamento Hidrelétrica, que se aprovada, "iria limitar as capacidades dos órgãos federais para proteger os recursos naturais", tornando relicenciando mais fácil para os operadores de barragens.

 

Algumas pessoas favorecem remoção da represa de modo que os rios saudáveis ​​e comunidades ribeirinhas podem ser restaurados, mas Rivers americana relata que a maioria das barragens maiores em os EUA "não são candidatos prováveis ​​para a remoção." Nesse caso, pode ser um desperdício não para usá-los para o seu potencial, enquanto eles ainda são resistentes. Uma avaliação hidrelétrica realizado pelo Departamento de Energia dos EUA descobriu que 4.087 sites poderiam ser desenvolvidas sem a construção de uma nova barragem. "A avaliação considera [va] valores como a protecção selvagem / cênica, ameaçadas ou em perigo de extinção, valores culturais e outras questões sem motor. Se tudo desse potencial deveriam ser desenvolvido 22,7 milhões de toneladas métricas de carbono poderiam ser evitados." Mas esta poupança de emissões de carbono empalidece quando comparado com a tonelagem de lodo e outros materiais que devem ser tratados se o rio está a ser restaurado para um estado livremente fluente. Todos os rios acabará por assoreamento da represa. Neste ponto, as gerações futuras terão a escolha entre manter a barragem inútil ou removê-lo.Mantendo o lodo mal consolidada e lama atrás da represa é potencialmente perigosa. custos de remoção, muitas vezes, excede o valor da energia produzida durante a vida útil da barragem.

 

Ao contrário de outras energias renováveis, como eólica e solar que recebem mais elogios do que críticas, a energia hidrelétrica é uma questão altamente controversa. Enquanto ele tem muitos méritos, ele também é como tantas outras fontes de energia se ignorar os avisos dos críticos, podemos não perceber o seu impacto total sobre os nossos recursos naturais, até que seja tarde demais.

 

Leia mais http://meioambienterio.com/2016/04/16092/energia-hidroeletrica/

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica