Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Infomercado CCEE

 Tanto a geração quanto o consumo tiveram aumento(i) de 9,4% no período. Os valores consideram a interligação do sistema Manaus(5), que registrou 451,1 MW médios de geração e 926,4 MW médios de consumo. A média das diferenças dos dados prévios em relação aos valores contabilizados, de geração e consumo, na terceira semana de cada mês de 2015, foi de 2,0% e 2,1%, respectivamente. 
 A produção hidráulica apresentou crescimento de 22,4% em relação a abril de 2015. As térmicas tiveram retração de (-28,5%), devido à queda na produção das usinas a óleo (-65,6%), gás (-46,5%) e carvão mineral (-22%), principalmente pelo desligamento das termelétricas de custo mais elevado, decisão tomada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), com a melhora no nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas. Por outro lado, destaque para o aumento de 110,1% na geração das eólicas. 
 No Ambiente de Contratação Regulada – ACR houve aumento de 13,2% no consumo de energia, principalmente pela elevação da temperatura na região Sudeste e a interligação do sistema Manaus que não estava completa em 2015, enquanto o Ambiente de Contratação Livre – ACL registrou queda de (-2,1%). Os autoprodutores tiveram diminuição de (-21%), e os consumidores livres e especiais, aumento de 3%, influenciado pela migração destes consumidores ao ACL. Expurgando este efeito a variação seria de 1%. 
 Os segmentos que registraram maior evolução considerando autoprodutores, consumidores livres e especiais, foram: comércio (16,9%), alimentícios (16,2%) e bebidas (11,4%). O crescimento destes setores está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre. Os setores com queda no consumo, foram: extração de minerais metálicos (-22,7%), químicos (-9%) e minerais não metálicos (-8,1%).  


--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica