Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Setor de Biomassa Florestal está crescendo no Brasil

Mesmo em meio as dificuldades do mercado, setor da biomassa tem mostrado sua força

 

Desde os anos 70 o Brasil começou a mudar sua matriz energética que era derivada da madeira para fontes de petróleo. Atualmente é possível ver uma reversão desta tendência, onde o país procura por fontes mais renováveis em prol do meio ambiente e também devido à instabilidade dos preços dos combustíveis fósseis.

 

Nos dias 15 e 16 de junho a cidade de Curitiba vai sediar o CIBIO - 1º Congresso Internacional de Biomassa. O evento vai reunir alguns dos principais especialistas do setor para discutirem os rumos do setor da Biomassa no Brasil. Dentre os palestrantes confirmados temos a DR. Elizabeth Farina (UNICA), José Dilcio (EMBRAPA AGROENERGIA), Cláudio Homero (CEMIG) entre outros.

 

No mesmos dias será realizada á EXPOBIOMASSA - FEIRA INTERNACIONAL DE BIOMASSA E ENERGIA. O evento vai reunir fabricantes de máquinas e equipamentos, tecnologias, produtores de biomassa como pellets. Empresas como WOODTECH, MARRARIAUTOMAÇÃO, METALCAVA, FC FAVALI, BRDE, ABOISSA, IBF, WOOD ENERGY BRASIL, DOOPSTADT, PELLETBRAZ, entre outras empresas.

 

A utilização da madeira para fins energéticos e biomassa esta em constante crescimento e as principais florestas energéticas do país são de Eucalipto, Pinus e Acácia. As florestas de Acácia são geralmente utilizadas na produção de energia, carvão vegetal e painéis, já as de Pinus são utilizadas na produção de celulose e papel, e por sua vez, as de Eucalipto para a produção energética.

 

O potencial energético da biomassa florestal pode variar entre as espécies, onde a composição e química são diferentes. Porém saber sobre todos os componentes que formam a biomassa segundo especialistas é essencial para os processos de transformação ou conversão já que ambos podem gerar informação tanto de quantidade como de qualidade.

 

O Centro de Estudos em Biorrefinaria, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, ressalta que os processos de biorrefinaria utilizados na transformação da biomassa florestal em produtos são classificados em três etapas: química, bioquímica e termoquímica. A química é baseada em reações químicas, já a bioquímica trata-se da utilização de microorganismos e enzima e a termoquímica envolve a utilização de calor.

 

O setor vem se desenvolvendo cada vez mais e visa direcionar a eficiência da biomassa florestal para questões ambientais e também processos que tragam mais rentabilidade para o setor aumentando assim as perspectivas de pesquisa e de desenvolvimento na área.

 

 

SERVIÇO:

 

EXPOBIOMASSA – FEIRA INTERNACIONAL DE BIOMASSA

CIBIO – CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA

DATA: 15 e 16 de junho

Local: Federação das indústrias do Estado do Paraná

Curitiba / Paraná / Brasil

 

Contato:

55+ (42) 3086.8588

contato@congressobiomassa.com

Site: www.congressobiomassa.com

http://www.biomassabr.com/bio/resultadonoticias.asp?id=3985

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica