Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 10 de maio de 2016

Cientistas buscam formas de reciclar gás carbônico e criar nova fotossínteseCOMENTE

Pense por um momento no dióxido de carbono como lixo, como um refugo da queima de combustíveis fósseis. Como outros tipos de lixo, quase todo esse CO2 é jogado fora na atmosfera, onde contribui para a mudança climática. Uma pequena quantidade é capturada e armazenada no subsolo para não ficar no ar.

 

Cada vez mais, no entanto, cientistas se perguntam se em vez de jogar fora ou estocar o dióxido de carbono, seria possível reciclar uma parte dele.

 

Em laboratórios do mundo inteiro, pesquisadores trabalham em modos de fazer exatamente isso. A Fundação do Prêmio X criou um incentivo, uma premiação no valor de US$ 20 milhões para a equipe que, até 2020, inventar tecnologias para transformar em produtos úteis o dióxido de carbono capturado das chaminés de usinas elétricas movidas a carvão ou gás natural.

 

Talvez, porém, a verdadeira meta dos pesquisadores dessa área seja transformar o refugo da queima de combustível em novo combustível. Teoricamente, se isso pudesse ser feito em larga escala usando energia renovável ou a luz solar, não haveria ganho líquido de emissões – as mesmas moléculas de dióxido de carbono seriam emitidas, capturadas, transformadas em combustíveis novos e emitidas repetidas vezes.

 

"O grande prêmio é descobrir como tornar o CO2 uma fonte renovável, reciclável. Seria um avanço tremendo para a sociedade", disse Harry A. Atwater, cientista de materiais do Instituto de Tecnologia da Califórnia e diretor do Centro Conjunto para Fotossíntese Artificial, que tem unidades de pesquisa no Laboratório Nacional Lawrence Berkeley aqui e no próprio Instituto.

 

O dióxido de carbono é utilizado na fabricação de produtos básicos como fertilizante de ureia e plásticos especiais. Mas os processos não são necessariamente eficientes no uso de energia, e quase todos usam CO2 de reservatórios subterrâneos naturais. Ainda que as empresas começassem a utilizar o dióxido de carbono capturado, a quantidade seria inferior a 0,5 por cento das quase 32 bilhões de toneladas métricas de CO2 emitidas anualmente pela atividade humana.

 

Reciclar diretamente da atmosfera

O que Atwater e outras pessoas têm em mente são aparelhos que, em escala maior, poderiam reciclar uma porção significativa do dióxido de carbono que é capturado de usinas termoelétricas, de processos como a fabricação de cimento ou mesmo diretamente da atmosfera.

 

Todavia, desenvolver equipamentos que possam converter com eficácia e viabilidade econômica grandes quantidades de dióxido de carbono exigirá vencer muitos obstáculos, um dos quais é toda a energia necessária para dividir as moléculas.

 

"O grande desafio de agora é como passar de miligramas a muitas toneladas. Como causar algum efeito no portfólio de energia quando as pessoas estão trabalhando com tubos de proveta hoje em dia?", disse Dick T. Co, professor da Universidade Northwestern e diretor-geral do Instituto de Combustíveis Solar, grupo que incentiva a colaboração entre pesquisadores da área.

 

Num prédio de pesquisa no laboratório Lawrence Berkeley, com vista para a baía de São Francisco ao longe, Atwater chefia uma equipe de cientistas que está tentando reproduzir o que as plantas fazem por meio da fotossíntese. Eles querem pegar o dióxido de carbono e a água e, usando somente a luz do sol, transformá-lo em combustível.

 

Fundando em 2010 com verba do Departamento de Energia dos Estados Unidos, o centro dedicou seus cinco primeiro anos a um aspecto da fotossíntese: dividir a água em seus componentes, hidrogênio e oxigênio.

 

Painel para gerar combustível

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/05/10/cientistas-buscam-formas-de-reciclar-gas-carbonico-meta-tem-premio-de-us-20-mi.htm

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica