Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 8 de maio de 2016

Nunca se falou tanto de liderança como nos últimos tempos, existem centenas de livros, sites, artigos sobre o assunto.

Nunca se falou tanto de liderança como nos últimos tempos, existem centenas de livros, sites, artigos sobre o assunto.

Parte 1: Mas afinal o que é liderança?

Vamos a duas definições clássicas:

1.   Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) “A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (…)”.

2.   De acordo com STONER (1999, p. 344) “liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo”

É bom deixar bem claro que liderança não tem nada a ver com cargo exercido. Muitos tem cargos de chefia e não exercem liderança sobre sua equipe.

Logo, não são influenciadores.

Muitos chefes conseguem respeito e consideração pelo cargo exercido e não por exercer alguma influência sobre o seu  time.

Já os líderes não precisam de cargo para exercer influência no time e ou na equipe como afirmou Chiavenato.

As pessoas não seguem cargo ou poder, elas seguem pessoas que inspiram ou que de alguma forma exerce sua capacidade de liderança para dar algum tipo de segurança aos seus liderados.

Alguns exemplos práticos de bons lideres são:  Martin Luther King, Mahatma Gandhi e um dos líderes que mais tenho admiração Nelson Mandela.

Esses líderes não chegaram a influência através do poder, chegaram a influência pelo exemplo, pelas atitudes, pela dignidade e amor ao próximo.

Hoje temos uma carência muito grande de líderes, lideres que nos inspiram, nos protegem e conseguem tirar o melhor de nós em cada segundo de nossas vidas.

No último domingo dia  01/05/2016 completou 22 anos do falecimento do nosso líder do esporte brasileiro. Ayrton Senna da Silva. E estamos até hoje procurando nos esportistas um traço que lembre um pouco do que o Ayrton Senna representou para o Brasil.

Na verdade o que temos hoje como exemplo é uma liderança fraca e corrupta!

Parte 2: O Chefe!

Há quase 10 anos atrás eu trabalhava em uma gigante americana de tecnologia. Nessa época eu admirava o trabalha de algumas pessoas, e algumas pessoas admiravam o meu trabalho. Era uma troca de experiência muito bacana e sincera!

Eu era influenciado e era influenciador dentro dessa empresa. Era um lugar bacana de se trabalhar, principalmente porque as pessoas se ajudavam muito e a equipe era bem unida.

O problema dessa empresa era que as pessoas não conseguiam ter certas aspirações de crescimento de carreira, uma vez que os chefes não subiam de cargo. Logo, ficávamos estagnados.

O primeiro influenciador a deixar a empresa foi questionado na entrevista de desligamento por um diretor o motivo da sua saída, já que ele tinha uma excelente performance..

A resposta desse meu colega foi a seguinte:

“Como posso ter aspirações de crescimento se você não tem aspirações de exercer um cargo acima do seu, liberando sua vaga para que outra pessoa possa assumir e quem sabe eu tenha espaço para poder me desenvolver em um novo desafio”.

Esse episódio do meu colega fez com que eu repensasse sobre a minha posição naquela época. Eu estava satisfeito com minhas entregas e pelo meu relacionamento, porém, não estava satisfeito com a minha posição.

Fiz o que todas as pessoas que estão insatisfeitas com o seu trabalho devem fazer. Pedir demissão. Procurei outro desafio no mercado, mudei e foi a melhor escolha que fiz naquele momento.

Bom, compartilhado a história do meu amigo, você deve estar se perguntando. E ai o que tem haver a insatisfação da não aspiração de um chefe com o título do artigo?

Depois de sair daquela gigante do ramo de tecnologia eu fui parar no mercado financeiro. Totalmente oposto do que eu fazia. Sai de um empresa com processos maduros para uma empresa dinâmica com prazos curtos e com pouca tolerância a erros.

Foi então que percebi que um bom líder enxerga os desafios e as possibilidades de perto. Ele consegue aceitar os desafios corporativos e ao mesmo tempo lideras sua equipe.

A lição que aprendi daquela época foi a seguinte. Se tenho um chefe satisfeito com a sua carreira profissional e ele esta acomodado eu devo procurar novos desafios, afinal o que faz um animal satisfeito ? “Ele Dorme”, certo?

Parte 3: Me empurra que eu te puxo!

Nessa parte 3 eu vou pegar um gancho da parte 2 onde comento sobre a história do meu colega. A expressão: “Me empurra que eu te puxo”, expressa bem esse cenário.

Agora que você já sabe qual é o papel de um líder na empresa, comunidade e no mundo, vamos aplicar esse conceito na Gestão de Projetos.

Um bom líder, não só inspira pessoas, não só influencia pessoas, ele as desenvolve. Ele cuida e defende a sua equipe.

Um bom líder, negocia por sua equipe, afinal ele foi escolhido para representar um grupo de pessoas e deve falar em nome dessas pessoas.

Alguns Insigths sobre liderança.

“Chefes negociam pensando apenas em si”.

“Líderes negociam pensamento no grupo”.

“Chefes se importam com o dinheiro”.

“Líderes se importam com o propósito”.

“Chefes quando perdem no argumento usam o cargo para mostrar que está certo”.

“Líderes são bons ouvintes e nunca usam a força”.

E quando as pessoas reconhecem você como um líder, elas te seguem. Elas terão compromisso com você, você vai poder contar com ela de madrugada, finais de semana e feriados.

Elas fazem isso não pela empresa, porque a empresa é uma pessoa jurídica, elam fazem isso pela pessoa física que é o líder inspirador.

E quando a equipe entende o propósito, ela empurra o líder para patamares mais altos, e então o líder estende sua mão e puxa seus liderados juntos.

Essa é uma visão de liderança excelente para um Gerente de Projetos. Quer saber porque?

Um Gerente de Projetos não tem um cargo de chefia, logo, ele não consegue mandar em ninguém, ele só conseguirá influenciar pessoas através de sua liderança, pelo exemplo.

Se você meu amigo souber usar esse conceito no seu dia a dia, e souber trazer o time do projeto para o seu propósito, não tenha dúvidas que você terá uma grande chance de ser um Gerente de Projetos de sucesso!

É como em uma  técnica de Negociação, o famoso Ganha-Ganha. Você me empurra para eu crescer que eu te levo junto!

Parece um conceito simples, mas te digo que muitos não o praticam, passam tempos querendo ser chefe e esquecem que só há um jeito de liderar, e é pelo exemplo.

Então reflita, nem todos nascem para ser líder, alguns estudam, praticam e tentam ser um humano melhor, dentro da sua casa, da sua comunidade, na sua cidade e impactando pessoas dentro da sua empresa e até mesmo no seu pais.

Para que isso aconteça você precisa tirar a roupa da arrogância e usar a roupa da humildade. Não consigo visualizar um líder sem esse comportamento.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a ver de uma forma diferente o aspecto de liderança em Gestão de Projetos de uma forma prática sem enrolação.

É muito importante saber sua opinião sobre esse artigo, portanto, deixe seus comentários, críticas e sugestões. Como sempre eles serão bem vindos.

Para finalizar ….

Assista o vídeo abaixo, é um trecho do filme Invictus, baseado em uma parte da vida de Nelson Mandela, espero que te inspire!

Grande Abraço,

Adriano Martin, PMP

 

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica