Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Contrato financeiro viabiliza, pela primeira vez, migração para o mercado livre de energia


 

A Casa&Video, tradicional rede varejista do Rio de Janeiro, tornou-se o primeiro consumidor a migrar para o mercado livre de energia através de um contrato financeiro.

 

A operação, inédita, foi estruturada pela Compass Energia, que forneceu a proteção de preço desejada pela empresa através de um contrato financeiro de longo-prazo, que será registrado na BM&F-Bovespa.

 

"Na prática, o consumidor obteve a mesma proteção de preço que teria se comprasse um contrato físico de energia. O contrato financeiro, contudo, mostrou-se mais competitivo e atendeu melhor os interesses da empresa", disse Marcelo Parodi, sócio-diretor da Compass.

 

Segundo Parodi, essa é uma tendência natural. Em todos os mercados desenvolvidos de energia a negociação futura se tornou financeira. Com a entrada de agentes financeiros (bancos, fundos, corretoras) o mercado passa a ser mais competitivo e oferecer melhores condições comerciais aos participantes do mundo físico (consumidores e geradores).

 

Com essa operação, o mercado financeiro passa a participar do movimento de expansão do mercado livre de energia. Bancos, fundos de investimento e corretoras já podem oferecer contratos de energia para seus clientes, e o financiamento de novas usinas poderá ser feito com base na venda futura da energia em bolsa.

 

 Att,


Tatiana Piva

Tamer Comunicação Empresarial

Tel: (11) 3031.2388 ramal 222

Cel: (11) 9 7514-0812



--

Sandro Geraldo Bagattoli
Universidade Regional de Blumenau
Visite o blog Mercado de Energia Elétrica  

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica