Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Energia solar é a fonte que cresce mais rápido, informa petroleira BP

LONDRES - Em 2015, o número mundial de painéis solares gerou um terço a mais de eletricidade do que no ano anterior, tornando a energia solar a fonte de crescimento mais rápido, segundo a petroleira britância BP.

 

A geração de energia fotovoltáica cresceu 33% no ano passado, com a China superando os Estados Unidos e a Alemanha como maior gerador, informou a companhia em seu 65º relatório estatístico sobre energia mundial, publicado nesta quarta-feira. A companhia abandonou a produção de energia solar em 2011, após 40 anos no setor.

 

— Reduções acentuadas de custo têm andado de mãos dadas com o rápido crescimento em energia renovável. A produção de energia solar aumentou mais de 60 vezes em dez anos, dobrando a capacidade a cada 20 meses — apontou Spencer Dale, economista-chefe da BP, em discurso na divulgação do documento.

 

Em sua fala, ele disse que prevê queda contínua nos custos da geração solar.

 

O crescimento de fontes renováveis indica que a indústria agora responde por 2,8% do uso de energia global, ante 0,8% há dez anos, informou a BP. No total, o setor acrescentou 213 terawatt-hora de capacidade eólica, solar e de biocombustível no ano passado, o que foi aproximadamente o mesmo que o aumento total na geração de energia global, disse a petroleira.

 

A energia eólica permanece a maior fonte de geração renovável e cresceu 17% no ano passado, de acordo com o relatório. A produção de biocombustíveis avançou 0,9%, abaixo da média de 14% em dez anos. Já o carvão registrou a maior queda de demanda em 2015.

 

Diante da fraca demanda global por energia no ano passado, a taxa de crescimento da energia renovável representou a estagnação das emissões de carbono do setor de energia, que aumentaram 0,1%.

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/energia-solar-a-fonte-que-cresce-mais-rapido-informa-petroleira-bp-19467387#ixzz4B2lNndrQ

© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

ATENCIOSAMENTE

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica