Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Custo da energia para indústria subiu cinco vezes mais que a inflação desde 2000

ELETRICIDADE . POR MARCELO LOUREIRO

O aumento no preço da energia atingiu em cheio o setor industrial. Entre 2000 e março de 2016, o custo unitário da eletricidade para o setor subiu 982,5%. O aumento é 5,2 vezes maior que o IPCA do período, que ficou em 188%, de acordo com pesquisa feita pela Abrace, a associação dos grandes consumidores de energia do país.

O salto no preço da energia tem efeito na competitividade da indústria brasileira. Em dólares, o preço da eletricidade no Brasil subiu 372,5%, taxa 8,9 vezes superior à inflação industrial nos EUA ou 10,3 vezes maior que o índice na Europa. Segmentos intensos em energia, como a produção cerâmica, perderam mercados lá fora e aumentaram os preços aqui dentro. A Abrace entende que além da queda na competitividade, o aumento dos custos derrubou os investimentos. Com margens menores, as indústrias cortaram seus projetos de expansão. 

Veja no gráfico a alta acumulada no custo da eletricidade desde 2000, em reais (linha escura) e em dólares (clara). A situação se agravou com as intervenções feitas pelo governo Dilma no setor elétrico.  


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica