Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Investir em eficiência energética é mais barato que investir em produção de qualquer fonte de energia, afirma presidente da ABESCO

A eficiência energética é uma das principais ferramentas para a construção de uma economia de baixo carbono, tanto que estimativas internacionais preveem que esse mercado alcance a marca de US$ 425 bilhões nos próximos dez anos. Por isso a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) reúne os principais players do mercado no 13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) para discutir as tendências e perspectivas de mercado, bem como os desafios e gargalos a serem superados e as iniciativas que servem de exemplo. O evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, e reunirá empresas como Eletrobras, Itaipu Binacional, Siemens, Weg, EDP, Engie e Desenvolve SP.

 

De acordo com os dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a indústria é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% de toda a energia produzida no País. Dessa forma, o COBEE montou um painel exclusivo para discutir “Eficiência Energética na Indústria: Processos Térmicos e Elétrico” que contará com a participação da Weg, que apresentará os resultados do trabalho de substituição de motores eficientes, redimensionamento e automação aplicados na Suzano Papel e Celulose.

 

Já a Siemens, dará destaque ao conceito eficiência energética de ponta a ponta, que consiste em entender os processos envolvidos, os indicadores energéticos, a estratégia de atuação, perfil de uso e como ocorre a interação entre os processos e pessoas para garantir a máxima eficiência.

 

Por fim, a Engie, além da indústria, terá como foco soluções em eficiência energética para shoppings apresentando uma novidade dentro de contratos de Operação & Manutenção - full facilities management, que é a inclusão da dimensão Eficiência Energética dentro da função O&M. “A eficiência energética é uma alavanca chave de competitividade para indústria brasileira em um contexto mundial. Também ao nível de Shoppings, a eficiência energética permite baixar os custos de condomínios, tornando os empreendimentos cada vez mais competitivos” comenta Frederic Mabiala, Gerente Eficiência Energética da Engie.

 

Outro ponto muito importante a ser discutido durante o Congresso é a questão do financiamento para eficiência energética, que, entre outros agentes financeiros, contará com a participação da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista. O objetivo é apresentar as opções de crédito disponíveis para as pequenas e médias empresas do setor, com foco na linha Economia Verde (projetos de investimento em máquinas e equipamentos) e como os empresários podem ter acesso aos financiamentos.

 

“Sabemos que a eficiência energética é um dos vetores para o equilíbrio do segmento energético brasileiro. É preciso discutircomo eliminar as perdas e alavancar novos negócios, principalmente porque a energia elétrica impacta diretamente no preço final dos mais diversos produtos e serviços. Sem contar que investir em eficiência energética é mais barato que investir em produção de qualquer fonte de energia” explica Alexandre Moana, presidente da ABESCO. Ele afirma que se conseguirmos alcançar a meta assumida pelo governo brasileiro na COP21 de 10% de ganho de eficiência no setor elétrico até 2030, a necessidade de investimentos em nova capacidade cairia 42%.

 

Confira a programação completa no site

 

Serviço

13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência 2016

Data: 30 e 31 de agosto de 2016

Horário: 8h30 às 18h30

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo/SP

Inscrições: www.cobee.com.br ou pelo telefone (11) 3549-4525

 

SOBRE O COBEE:

Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), o Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) é o maior evento brasileiro voltado à disseminação de tecnologias e oportunidades em eficiência energética. Representantes das empresas, profissionais e outros interessados em investir no setor poderão participar de palestras e debates, e conhecer novas tecnologias, produtos e serviços.

 

SOBRE A ABESCO:

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.

 

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,861533,Investir_em_eficiencia_energetica_e_mais_barato_que_investir_em_producao_de_qualquer_fonte_de_energia_afirma_presidente_,861533,2.htm

 

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica