Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ENC: Preço spot de energia tem alta de 37%



Sandro Geraldo Bagattoli, MSc.
Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações
FURB - Universidade Regional de Blumenau
http://mercadoee.blogspot.com/



-----Mensagem original-----
De: Tatiana Piva Assumpção [mailto:tatiana@tamer.com.br]
Enviada: sex 30/9/2016 15:49
Para: undisclosed-recipients
Assunto: Preço spot de energia tem alta de 37%


Preço spot de energia tem alta de 37%

O mês de setembro reverteu a tendência positiva de agosto, e fechou com chuvas abaixo da média em todo o país. A ENA (Energia Natural Afluente) deve fechar o mês no patamar de 94% no Sudeste, 75% no Sul, 33% no Nordeste e 53% no Norte. Em decorrência disso, o preço spot da energia sofreu uma elevação de 37%, passando de R$155/MWh para R$213/MWh.

A expectativa do mercado agora é em relação às chuvas de outubro. Mapas mostram chuva de boa intensidade e localização no início do mês, mas a segunda quinzena ainda é uma incógnita, na avaliação da Compass Energia.

"Dependendo do comportamento hidrológico de outubro, existe grande possibilidade do acionamento da Bandeira Amarela no mês de novembro", disse Marcelo Parodi, sócio-diretor da Compass. "Adicionalmente à incerteza climática, em novembro serão implementados alguns ajustes no modelo de cálculo do preço spot, relacionados à carga do Paraguai e à vazão da usina de Sobradinho, causando um viés de alta no preço spot" completou o executivo.

[tamer]
Tatiana Piva
Tamer Comunicação Empresarial
Tel: (11) 3031-2388 ramal 222
Cel: (11) 9 7514-0812


About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica