Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO RENOVÁVEL

Nos dias de hoje seria impossível pensar em um mundo sem o uso da energia elétrica, seja para tomar banho, iluminar, carregar celular, entre outras atividades. Desse modo, o ser humano, com o passar dos anos, foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Atualmente há várias fontes para adquirir energia, divididas em fontes de energia renováveis e não renováveis.

 

As fontes renováveis são aquelas provenientes de recursos naturais que possuem capacidade de renovação. São também chamadas de fontes de energia ecológica, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. São exemplos: energia solar, eólica (ventos), hidráulica (rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor) e mareomotriz (ondas do mar).

 

Por outro lado, as fontes de energias não renováveis têm recursos teoricamente limitados e dependem de processos em escala de tempo geológica para se tornarem disponíveis. Como exemplo: carvão mineral, petróleo, gás natural, energia nuclear, xisto betuminoso entre outras. Em alguns casos, esse tipo de energia costuma gerar impactos ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global, além de disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas.

 

Hoje o crescente consumo de combustíveis não renováveis para atender a demanda energética faz com que seja imprescindível propor novas alternativas baseado na poupança energética e na implementação das energias renováveis.

http://www.radiocapinzal.com.br/noticias/energia-renovavel-e-nao-renovavel/3238

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica