Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Energia e gestão

Historicamente, o setor elétrico brasileiro sempre foi baseado numa fonte de energia confiável, renovável, e que garantia a modicidade tarifaria: hidrelétricas com grandes reservatórios.

 

Mas, de uns tempos para cá, o Brasil tem ficado refém do clima. As usinas a fio d’água e o forte crescimento na matriz elétrica de fontes renováveis intermitentes — como a eólica, a biomassa e a solar — tornarão a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) cada vez mais difícil e complexa. Essas fontes dependem das condições climáticas, que mudam de ano para ano e são de difícil previsão. Por isso, é necessário refletir não somente sobre a questão da intermitência da geração, mas também a variação ao longo do ano e de ano para ano.

Ou seja: será cada vez mais difícil coordenar o despacho das usinas garantindo um trade-off adequado entre segurança energética e modicidade tarifária.

As alterações feitas no sistema elétrico têm procurado apenas equacionar problemas de curto prazo. A falta de flexibilidade no modelo atual não corresponde à nova realidade do pais. O resultado disso é que, nos últimos anos, para evitar racionamento, deixamos de fazer o despacho obedecendo à ordem do mérito econômico. Com isso, chegou-se ao absurdo de colocar na base usinas termelétricas, antigas e concebidas para entrar na ponta, e a energia hidrelétrica fora da base.

 

Como fazer a travessia?

 

O que tem prevalecido é uma falta de planejamento que considere o papel real que cada fonte primária de energia pode desempenhar na matriz elétrica. As políticas praticadas no setor elétrico não têm maximizado a utilização das diferentes fontes para a geração de energia elétrica nem incentivado a geração distribuída e novas tecnologias, desperdiçando a diversidade energética existente no pais, bem como a sua localização. Por exemplo, a metodologia de leilões de energia elétrica não considera as características de cada fonte, muito menos a sua localização. Isso acaba mascarando o real preço de cada fonte de energia. Defendemos a tese de que os benefícios de realização de leilões nacionais, que colocam as diferentes fontes de energia concorrendo entre si, já terminaram. Agora é chegada a hora de se promover leiloes regionais e por fontes, para, entre outras vantagens, reduzir o preço do transporte de energia.

 

PUBLICIDADE

 

Outra ponto que precisa ser mudado e melhor entendido é o papel das térmicas a gás natural. Estas passarão a desempenhar dois papéis fundamentais para o bom funcionamento do setor elétrico. O primeiro é passar a regular o sistema elétrico, na medida que só se constroem usinas hidrelétricas a fio d’água. O segundo é exercer o papel de backup para as fontes intermitentes, como a eólica, a solar e a biomassa. Portanto, é essencial daqui para frente termos térmicas a gás natural na base do sistema eletrico.

 

Na travessia, é preciso entender que nao existe energia boa ou má, e sim planejamento ruim.

 

Adriano Pires é diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura

 

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/opiniao/energia-gestao-20269063#ixzz4MoHuJn00

© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

http://oglobo.globo.com/opiniao/energia-gestao-20269063

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica