Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Saiba como economizar ainda mais durante o horário de Verão

Uso consciente de energia evita o desperdício e pode reduzir o consumo mensal em até 30%

Os relógios serão adiantados em uma hora durante o horário de verão que começa no próximo dia 16 de outubro. Os dias ficam mais longos, permitindo maior aproveitamento da luz natural. O resultado é um menor consumo de energia em todo o sistema elétrico do país. Mas a redução pode ser ainda maior em condomínios e edifícios residenciais e comerciais. FURNAS, cujo sistema de transmissão é considerado a espinha dorsal do sistema elétrico no Brasil, é engajada na cultura do uso consciente de energia, e adota práticas de eficiência energética em suas dependências, obtendo resultados significativos. A companhia já reduziu o consumo em cerca de 50% no edifício-sede da empresa, em Botafogo (RJ).

 

A economia de energia elétrica não se restringe as grandes empresas. O cidadão comum também pode economizar significativamente com simples mudanças de hábitos. Atenção na compra de equipamentos elétricos (geladeiras, ar condicionado, televisão), utilização de lâmpadas fluorescentes, não colocar roupas para secar atrás da geladeira, retirar os ingredientes da geladeira de uma só vez, desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo, passar as roupas em um único dia da semana, desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, são ações que contribuem para a economia de energia e, consequentemente, reduzem o valor da conta de luz.

 

"Como temos um aproveitamento maior da luz solar durante o dia no período do horário de verão, conseguimos reduzir o consumo de luz elétrica em horários de pico. Mas esse consumo pode diminuir ainda mais com algumas medidas simples, como iluminação correta, mudança da posição do chuveiro elétrico de "inverno" para "verão", e substituição dos equipamentos antigos, que consomem mais energia, por outros mais modernos e econômicos. Essas práticas já proporcionam resultados significativos na economia de energia elétrica. O uso consciente evita o desperdício, reduz o valor da conta de luz, e ainda contribuiu para a preservação do meio ambiente", explica Alexandre Reis, engenheiro eletricista da Divisão de Engenharia de Equipamentos e Linhas de Furnas.

 

Referência na conservação de energia

Exemplo de eficiência energética, o edifício-sede de FURNAS possui um sistema de iluminação inteligente e eficiente, pioneiro no Brasil, nas suas instalações na Zona Sul do Rio de Janeiro. Medições realizadas após a implantação dessa tecnologia em ambientes do Escritório Central mostraram redução de cerca de 50% no consumo de energia, que pode chegar a uma economia de 40 MWh/ano, energia suficiente para abastecer cerca de 110 mil pessoas durante um ano.

 

Além do retrofit na iluminação dos prédios, foram realizadas outras intervenções como modernização e substituição das máquinas e motores, troca de torneiras convencionais por eletrônicas e, principalmente, a instalação do sistema de supervisão e gerenciamento de energia elétrica (CCK), que faz o monitoramento e controle do consumo da sede da empresa. As ações, implantadas desde 1998, já reduziram o custo de eletricidade em R$ 4 milhões por ano.

 

A experiência na sede de FURNAS virou referência e em 2012 a companhia desenvolveu um projeto de eficiência do sistema de iluminação do edifício onde funcionam o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério de Turismo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por meio de um acordo de cooperação técnica com o MME.

 

FURNAS também investiu em atividades educativas para os funcionários do Escritório Central e dos empreendimentos (Usinas Hidrelétricas, Termelétricas, Linhas de Transmissão, Parques Eólicos e Subestações), bem como para familiares e comunidade no entorno das unidades. Em parceria com Governo Federal, prefeituras, distribuidoras de energia, shoppings, instituições sociais, FURNAS foi além dos muros da empresa para difundir a cultura do consumo consciente, com informações e exemplos de práticos sustentáveis.

 

Confira a seguir algumas dicas de economia de energia para condomínios, edifícios e residências:

 

•             Utilize sempre lâmpadas fluorescentes, que consomem bem menos energia do que as incandescentes e têm vida útil 10 vezes maior. Hoje em dia há uma facilidade ainda maior em usar esse tipo de iluminação, já que as lâmpadas fluorescentes compactas vendidas atualmente são projetadas para utilização no próprio soquete comum, sem a necessidade de substituição da luminária;

•             As lâmpadas LED são uma excelente opção. O investimento inicial pode assustar, por ser um pouco mais caro do que as lâmpadas eletrônicas ou convencionais. Ilumina mais e consomem menos que as lâmpadas fluorescentes. É 12 vezes mais eficiente e pode reduzir a conta de luz significativamente. Uma lâmpada de LED dura de 30 a 50 mil horas, enquanto a fluorescente por volta de 10 mil. Outra vantagem é o menor impacto ao meio ambiente, já que não levam metais pesados em sua composição.

•             Substitua o sistema coletivo de iluminação por um que seja dotado de sensores de presença. Os sensores de presença acendem as luzes quando ocorre movimento no ambiente, desligando-se automaticamente quando o local for desocupado. O uso desse sistema é aconselhável para corredores, escadarias e áreas comuns. A redução do custo de substituições para esse sistema faz com que o retorno do investimento seja bastante rápido.

•             Aproveite o máximo da iluminação natural em ambientes como garagem e hall de entrada, pois estes locais geralmente concentram a maior parte do gasto de energia de um condomínio. É recomendável também pintar as paredes desses locais com cores claras e instalar a iluminação de forma que nos horários de menor movimento, como a madrugada, apenas parte do sistema permaneça ligado.

•             Faça uma revisão periódica na iluminação para evitar fuga de energia por emendas ou ligações mal feitas ou desgastadas. O procedimento deve ser feito por um profissional qualificado (eletricista devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA)

•             Em edifícios de até 30 apartamentos, deve-se deixar um dos elevadores desligado permanentemente. Isso proporciona uma economia de 50% da energia consumida na oferta deste serviço. Nos prédios com mais de 30 unidades, a recomendação é o desligamento de um dos elevadores nos seguintes horários: das 10h às 18h e das 22h às 6h. Nesse caso, a economia cai para aproximadamente 25%. Existem sistemas do tipo "agrupado", possuindo apenas uma botoeira de chamada para dois elevadores. Nesse caso, o sistema já é econômico, não sendo aconselhável o desligamento do elevador. Outra boa opção é o "sinalizador de elevador preso", que aciona um sinal sonoro se alguém estiver retendo o elevador com a porta aberta. Deve-se estimular também a maior utilização das escadarias, para subir ou descer poucos andares. Esta prática, além de economizar energia, faz bem à saúde.

•             Prefira o uso do circulador de ar ao ar condicionado, que gasta 10 vezes mais. Quando o ar condicionado estiver em uso, é importante que este esteja regulado adequadamente para que não haja gasto excessivo.

•             Na hora da compra de equipamentos como geladeiras, freezers, ar condicionado, motores, coletores solares, lâmpadas e televisores, prefira os que têm o selo Procel, pois eles tiveram seu consumo medido por centros de pesquisas do Governo Federal e foram avaliados como mais eficientes.

•             Não coloque roupas e tênis atrás da geladeira para secar, pois isso aumenta o consumo de energia.

•             Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo. Isso reduzirá o consumo de energia (no caso de chuveiro elétrico) e também de água.

•             Junte a maior quantidade de roupa possível para passar de uma vez só e utilize sempre a temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido.

•             Durante o preparo de alimentos, retire todos os ingredientes da geladeira de uma só vez. O abre-e-fecha faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura, aumentando o consumo de energia.

•             Substitua TVs e monitores de tubo ou de Plasma por do tipo LCD ou LED, que consomem cerca de 30% menos.

•             Desligue os aparelhos da tomada sempre que não estiverem em uso. O modo stand by também é um vilão da conta de luz, pois ele utiliza entre 15% e 40% de energia da carga total do dispositivo.

•             Quando estiver estudando ou lendo à noite, prefira iluminação dirigida (spots). A iniciativa torna o ambiente mais agradável e consome menos do que a tradicional luz central.

 

Imprensa Furnas

imprensa.furnas@cdn.com.br

55 (21) 3626-3753

55 (11) 4084-4800 PABX

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,869836,Saiba_como_economizar_ainda_mais_durante_o_horario_de_Verao,869836,7.htm

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica