Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 25 de abril de 2017

Fwd: ALERTA - STJ ratifica exclusão de encargos de transmissão e distribuição de energia elétrica na base de cálculo do ICMS

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Pinheiro Neto Advogados" <pna@pn.com.br>
Data: 25 de abr de 2017 1:21 PM
Assunto: ALERTA - STJ ratifica exclusão de encargos de transmissão e distribuição de energia elétrica na base de cálculo do ICMS
Para: <bagattoli@gmail.com>
Cc:

Problemas de visualização? Acesse a versão Web.
logo-pna_560x75px
Header_ALERTA
25 de abril de 2017
ÁREAS RELACIONADAS:  Energia | Tributário 

STJ ratifica exclusão de encargos de transmissão e distribuição de energia elétrica na base de cálculo do ICMS

Menos de um mês após a decisão proferida pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça no REsp 1.163.020 (de relatoria do Ministro Gurgel de Faria) que, de forma inovadora e por maioria de votos (3 x 2), entendeu pela legalidade da inclusão da TUSD na base de cálculo do ICMS ao fundamento de que o imposto estadual deveria ser calculado sobre o preço da operação, aí embutidos todo e qualquer custo; o STJ reafirmou a sua já conhecida e tradicional posição de que "a tarifa cobrada na fase anterior do sistema de distribuição não compõe o valor da operação de saída de mercadoria entregue ao consumidor" e, portanto, não pode - sob a perspectiva jurídica - integrar a base de cálculo de ICMS sobre o consumo de energia elétrica.
 
Referida decisão veio em um momento muito importante e foi proferida por unanimidade no Recurso Especial nº 1.649.658, confirmando que o STJ prestigiou a jurisprudência consolidada sobre o tema, em atenção ao princípio da segurança jurídica.
PARA MAIS INFORMAÇÕES
TER
AMS
 
Para assegurar a entrega de nossos e-mails na sua caixa de entrada, acrescente pna@pn.com.br a seu catálogo de endereços. Atualize seus dados de contato e gerencie preferências. Não quer mais receber nossas publicações? Descadastre seu e-mail.

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica