Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Eletrobras inaugura sistema de geração solar com monitoramento e gerenciamento remoto no IFRO

A Eletrobras Distribuição Rondônia, em cooperação técnica com o Consórcio Fundação Parque Tecnológico de Itaipu / Policonsult Associação Politécnica de Consultoria e Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBIOGAS), inaugura nesta quarta feira (28), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, um sistema de geração solar de 15 kWp, que é parte integrante do  Projeto “Sistema de Conexão de Micro geradores com Rede de Distribuição de Energia Elétrica, para Viabilização de Centrais Virtuais de Energia”.

 

O Sistema de Geração Solar de 15 kWp (“quilo-watt pico”) medida de potência energética associada a células fotovoltaicas implantado no IFRO, especificamente no prédio do Campus Porto Velho Calama, é parte integrante deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, que por meio do desenvolvimento e implantação de softwares e hardwares específicos, viabilizará o monitoramento e gerenciamento virtual de sistemas alternativos que utilizam fontes renováveis distintas no processo de geração de energia elétrica.

Além deste Sistema de Geração Solar implantado no IFRO em Porto Velho, também fazem parte do Projeto, um sistema de Geração Solar de 3 kWp e um sistema de geração à Biogás, ambos localizados na Fundação Parque Tecnológico Itaipu – FPTI, em Foz do Iguaçu/PR.

Considerando a necessidade de gestão operacional de empreendimentos alternativos capazes de gerar energia elétrica por meio da utilização de diversos recursos naturais renováveis, um dos objetivos do projeto é permitir a utilização desta tecnologia no processo de otimização do monitoramento e gerenciamento de centenas de microssistemas isolados a serem implantados pela Eletrobras Distribuição Rondônia em regiões remotas do estado.

 

O Projeto teve um custo aproximado de R$ 2 milhões e é resultado do processo de identificação e seleção realizada pela Eletrobras Distribuição Rondônia por meio de chamada Pública.

 

Autor: Assessoria

Fonte: O Nortão

http://www.onortao.com.br/noticias/eletrobras-inaugura-sistema-de-geracao-solar-com-monitoramento-e-gerenciamento-remoto-no-ifro,114010.php

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica