Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Smart grids revolucionam o consumo de energia

Assunto: Revista Época Negócios - Janeiro/2018
21.02.18
|

Redes inteligentes trazem uma série de vantagens para companhias, consumidores e o meio ambiente, num mercado que vai chegar a US$ 1,5 trilhão.


Tecnologias que permitem a implementação de redes inteligentes de distribuição elétrica estão revolucionando o mercado de energia no mundo e prometem, em um futuro próximo, consolidar de vez a era das cidades inteligentes e da Internet das Coisas. Conhecidas como smart grids, essas redes possibilitam uma eficiência operacional maior da infraestrutura energética nos grandes centros urbanos, conectividade com redes de outros serviços (transporte e telecomunicações, por exemplo), além da produção de energia em residências, em um mercado mundial estimado em bilhões de dólares.

"As smart grids sintetizam um conjunto de tecnologias recentes que inclui medidores inteligentes, sistemas de alta performance e armazenamento, além de dispositivos para geração de energia renovável em pequena escala", descreve Cyro Boccuzzi, sócio-diretor da consultoria ECOEE e presidente do Fórum Latino-Americano de Smart Grid. Apesar do seu caráter futurístico, as redes inteligentes já são uma realidade em cidades de diversos países, como EUA, Itália, Espanha, Portugal, Japão e, em certa medida, até no Brasil. De acordo com Boccuzzi, esse mercado movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente e deve superar a marca de US$ 1,5 trilhão em todo o mundo até 2020.


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica