Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Uma app com "mão" portuguesa pode ajudar a poupar na conta da luz

O projeto FEEdBACk tem como objetivo promover a eficiência energética e a poupança de energia através de uma app com uma interface “interativa e amigável.

Desenvolvida num consórcio que é liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, a aplicação pretende, “através de mensagens personalizadas e de competição entre pares”, estimular pequenas alterações nos hábitos diários dos utilizadores para uma utilização mais eficiente da energia, explicou à Lusa o responsável pelo projeto, Filipe Joel Soares.

 

Inicialmente, a aplicação recolhe dados dos hábitos diários dos utilizadores para criar um padrão comportamental e, com base nisso, define estratégias personalizadas. Enquanto algumas pessoas são estimuladas pela competição, outras são-no “pela poupança ou pelo impacto que podem ter no meio ambiente”, esclareceu o investigador.

 

"As mensagens só fazem sentido se os utilizadores a receberem na hora exata em que vão fazer algo, indicando-lhes que o podem fazer de uma maneira mais eficiente", sendo a grande novidade da app a possibilidade de previsão das ações dos utilizadores.

 

Por exemplo, quando o utilizador vai almoçar, recebe antes uma mensagem a dizer “daqui a pouco está na hora de almoço, quando saíres desliga o monitor e apaga as luzes”.

 

O projeto de três anos vai estar concluído até outubro de 2020, mas uma versão inicial da aplicação estará disponível até ao final deste ano para telemóveis e computadores.

 

A app vai incluir jogos e questionários relacionados com tomadas de decisão no dia a dia e com comportamentos energeticamente eficientes, assim como terá uma parte mais informativa com vídeos relacionados com a temática.

 

Financiado pela Comissão Europeia e com um orçamento a alcançar os 2,3 milhões de euros, o FEEdBACk conta com a participação de investigadores de sete países.

https://tek.sapo.pt/mobile/apps/artigos/uma-app-com-mao-portuguesa-pode-ajudar-a-poupar-na-conta-da-luz

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica