Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Veja como continuar a economizar energia mesmo sem horário de verão

O horário de verão terminou, e algumas pessoas já estão preocupadas com o aumento dos gastos na conta de luz. Apesar de a economia não ser mais tão grande, ainda existem variações que podem pesar no bolso no final do mês.

 

Além disso, evitar o desperdício é importante não só pela conta de luz, mas também por ser uma prática ambientalmente responsável: a produção de energia é uma das grandes vilãs na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

 

Veja abaixo algumas dicas e adote-as no seu dia a dia.

 

Adeus, stand-by

 

Uma das maneiras mais fáceis de economizar energia elétrica é tirar da tomada os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados, evitando o modo stand-by.

Essa simples medida pode gerar uma economia de cerca de 15% nas contas de energia elétrica, segundo uma pesquisa realizada pelo Idec em 2008.

Mas, atenção: ligar e desligar os aparelhos eletrônicos com frequência pode diminuir sua vida útil. Por isso, o mais aconselhável é desligar os eletrônicos quando não forem ser utilizados por um período considerável de tempo (o decorrer do dia, por exemplo).

Além disso, caso o equipamento não tenha o modo stand-by, ligue-o em um estabilizador. Assim sempre que precisar você poderá desligá-lo sem comprometer a vida útil do seu aparelho eletrônico.

 

Lâmpadas mais eficientes

 

As lâmpadas tipo LED apresentam um nível de eficiência energética maior do que as comuns. Com uma lâmpada desse tipo de apenas 10 Watts (W) é possível iluminar um ambiente com a mesma intensidade que com uma incandescente de 60 W ou uma fluorescente compacta de 15 W. As lâmpadas tipo LED são mais caras, mas também têm uma durabilidade maior.

As lâmpadas fluorescentes também são uma boa opção em termos de economia. Uma lâmpada de 20W desse tipo ilumina tanto quanto uma convencional de 100 W.

Assim, troque gradualmente (à medida que forem queimando) as lâmpadas convencionais de sua casa por fluorescentes ou LED.

Além disso, sempre vale lembrar: apague as luzes dos ambientes que não estiverem em uso!

 

Freezer e geladeira

 

Os freezer e refrigeradores também possuem selos de eficiência para orientar o consumidor. Atente-se a eles para fazer uma escolha consciente.

Evite colocar os aparelhos próximos da parede ou fogão, abrir as portas e guardar alimentos quentes, pois o motor do equipamento precisará trabalhar por mais horas e, consequentemente, os gastos com energia aumentam.

Regule o termostato (sistema que regula a temperatura da geladeira) sempre que possível. Assim, você evita que se forme muito gelo e diminui seu consumo de energia.

Além disso, descongele periodicamente a geladeira, caso o aparelho não tenha essa função automática. O excesso de gelo no congelador faz com que o motor trabalhe 30% a mais do que o normal e, consequentemente, consume mais energia.

 

Outras dicas

 

- Limite o seu tempo de banho. Além de reduzir os gastos, estará ajudando o planeta.

- Acumule o máximo de roupa para lavar e passar de uma única vez.

- Evite utilizar o microondas para preparar comida. Priorize o fogão a gás.

- Na hora de comprar novos aparelhos, prefira aqueles com selo A de eficiência energética Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). O selo tem quatro categorias: A, B, C e D, que vai do mais ao menos eficiente em relação ao gasto de energia, respectivamente.

http://www.bemparana.com.br/noticia/553865/veja-como-continuar-a-economizar-energia-mesmo-sem-horario-de-verao

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica