Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 23 de março de 2018

Usina Biogás

Aterro abrigará 14 usinas de queima de gás e geração de energia. Recursos contribuirão  para custear  despesas, como o de tratamento  do chorume
Aterro abrigará 14 usinas de queima de gás e geração de energia. Recursos contribuirão para custear despesas, como o de tratamento do chorumeFoto: Rafael Furtado

O Aterro Sanitário da Muribeca, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, será o primeiro de Pernambuco a ter uma usina de geração de energia elétrica por meio da queima do biogás, produzido a partir da decomposição do lixo orgânico. Previsto para operar em janeiro de 2019, o novo equipamento impedirá que o metano - 26 vezes mais poluente que o gás carbônico - contamine o meio ambiente, ao mesmo tempo em que permitirá a geração de renda. A novidade foi anunciada durante visita da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) à Central de Tratamento de Resíduos Candeias (CTR Candeias), empresa responsável pela destinação final das 4,5 mil toneladas de lixo que chegam diariamente ao aterro desde que o lixão da Muribeca foi fechado, em 2007.

De acordo com o gerente geral da CTR Candeias, Fabio Zorzi Leme, a ideia é que os geradores da usina quebrem as partículas do gás metano durante o processo de queima, feito durante 24 horas, gerando energia que será repassada a alguma rede de distribuição privada. "A usina ocupará um espaço de cerca de 2 mil metros quadrados, que ficará próximo a uma das lagoas de tratamento de chorume do aterro. Todo o trabalho de queima e geração de energia será feito por 14 geradores", detalha. Os equipamentos, avaliados em R$ 1 milhão cada um, são de uma fábrica italiana. A capacidade de geração será de 10 megawatts, suficiente para atender cerca de 300 mil pessoas.

Hoje, o tratamento do biogás é feito como nos demais aterros sanitários: o metano é queimado em duas chaminés a uma temperatura de 1.000ºC, transformando-se em gás carbônico e liberado no ar. "A diferença, agora, é que, em vez de ir ao ar, o biogás vai virar energia por meio de geradores. A venda do biogás vai contribuir com os custos operacionais do aterro sanitário", reforça Zorzi Leme. Desde 2007 até o momento, foram investidos no aterro R$ 50 milhões. Um dos maiores custos é o tratamento do chorume, líquido escuro e viscoso produzido pela decomposição de resíduos orgânicos, que corresponde a até 30% das despesas totais. Ao todo, oito lagoas de chorume compõem todo o aterro, que dispõe de 130 hectares. 


Visita técnica 
Por ser a Região Metropolitana do Recife (RMR) a que mais gera resíduos sólidos, a CTR Candeias foi escolhida para ser o primeiro lugar a ser visitado pela Comissão de Meio Ambiente da Alepe. A iniciativa de conhecer detalhadamente como ocorre todo o processo de tratamento do lixo veio após recente divulgação do relatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no qual é apontado que apenas 51 dos 184 municípios se enquadram na Política Estadual de Resíduos Sólidos.

"A intenção é conhecer in loco as experiências de lixões e aterros sanitários do Estado, começando primeiramente pela RMR, e depois estender para outras localidades do Agreste, Sertão e Zona da Mata. O próximo local a ser visitado, com data a definir, será a CTR Igarassu", adianta o presidente da comissão, deputado Zé Maurício. As vistorias técnicas seguirão até junho deste ano e, ao fim, será gerado um relatório ao TCE-PE e à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O aterro sanitário da Muribeca recebe resíduos do Recife, Moreno, Fernando de Noronha, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão, sendo a Capital pernambucana responsável por cerca de 60% de todo o lixo que segue ao local. 


--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica