Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Alemanha constrói vilas solares que produzem mais eletricidade do que consomem

Em 2000, a Alemanha aprovou uma lei na qual as companhias de energia teriam que pagar em dinheiro para aquelas pessoas que conseguiam devolver para rede elétrica o excedente da energia produzido em suas próprias casas - no sistema chamado de microgeração.

Uma das vilas mais conhecidas está aos arredores de Friburgo, a quarta maior cidade do estado de Baden Würtemberg, ao sul do país. Graças ao arquiteto Rolf Dish, que desenhou as vilas que existem em Friburgo, a cidade se tornou lider na construção dos painéis.

 

As casas não possuem nenhum sistema ativo de energia para manter a temperatura. Foram instalados nos telhados placas de alta tecnologia e nas paredes, espumas de espessura de 30 centímetros. A casa dispõe de vidro triplo e está externamente selada. O ar fresco entra em um nível e é sugado através de um funil na parede.

De acordo com o The Guardian Meinhard Hansen, o arquiteto-chefe de Friburgo afirma que "o calor que sai da casa aquece o ar frio que entra".

Graças a ele, essa vila solar pode produzir em seus melhores dias quatro vezes mais energia do que precisa. As energias que 'sobram' voltam para a rede elétrica, e recebem uma recompensa. O estado paga 0,48 centavos de euros por quilowatt-hora.

 

Para ter uma ideia do que as vilas solares economizam e do quanto não poluem, esse exemplo é suficiente: uma velha casa na Alemanha precisa de 6 mil litros de diesel por ano para se aquecer.

 

Financiamento

 

As vilas solares possuem um sistema especial de financiamento por meio do chamado "fundo solar" (fundos imobiliários) proveniente de pequenos investidores externos. O preço da construção sai em torno de 500 euros por metro quadrado, 10% a mais do que uma casa comum.

Agora, os vilas solares crescem como cogumelos em um país, a propósito, que tem menos horas de sol por ano do que a Espanha.

https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/05/alemanha-constroi-vilas-solares-que-produzem-mais-eletricidade-do-que-consomem.html

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica