Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 15 de maio de 2018

Gazeta do povo - Energia solar gerada por residências e comércios atinge marca histórica no Brasil

De acodo com a ABSOLAR, as usinas de micro e minigeração de energia distribuída a partir de sistemas solares fotovoltaicos já geram 250 MW de potência no Brasil

  • Da Redação
  •  
  •  
Painéis solares residenciais. | Creative Commons/Pixabay
Painéis solares residenciais. Creative Commons/Pixabay
 


O Brasil atingiu uma nova marca histórica na microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de sistemas solares fotovoltaicos. De acordo com mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país alcançou 250 megawatts (MW) de potência, um aumento de 36,6% em relação a 2017.

As usinas de microgeração e minigeração distribuída se caracterizam pela instalação próxima ou no próprio local do consumo, como comércios, iluminação pública, pequenas indústrias e, principalmente, residências — onde estão os "prosumidores", consumidores que também produz energia elétrica. Elas se diferenciam das de geração centralizada, grandes fazendas solares que distribuem energia em longas distâncias.

LEIA TAMBÉM:Geração "caseira" de energia solar dispara no Brasil

Ao todo, segundo a Absolar, o Brasil tem 27.803 sistemas de microgeração e minigeração distribuída conectados à rede, um crescimento de quase 70% em menos de um ano. A maioria, 77,4% deles, são sistemas de consumidores residenciais. Em segundo lugar aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços, com 16%, seguidas dos consumidores rurais (3,2%), indústrias (2,4%), poder público (0,8%), serviços públicos (0,2%) e iluminação pública (0,03%).

Error loading player:
Network error

No que fiz respeito à potência gerada, as primeiras posições do ranking se invertem: empresas de comércio e serviços geram 42,8% da potência instalada no Brasil e os consumidores domésticos, 39,1%.

O estado com a maior potência instalada é Minas Gerais, com 22,9%. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (13,9%) e São Paulo (13,5%).

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, três fatores têm impulsionado o crescimento da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica: 1) uma forte redução, de mais de 75%, no preço da energia solar fotovoltaica na última década; 2) o aumento do custo da energia elétrica para o consumidor, de cerca de 500% desde 2012; e 3) a consciência e responsabilidade socioambiental do consumidor, que, além de economizar no longo prazo, ao mesmo tempo ajuda na preservação do meio ambiente.

Em janeiro, o Brasil entrou para o seleto grupo dos países que geram mais de 1 GW de energia solar fotovoltaica — somando as usinas centralizadas às de microgeração e minigeração. São cerca de 30 em todo mundo. De acordo com o último relatório do setor da Agência Internacional de Energia (IAE, na sigla em inglês), referente a dados de 2016, os líderes são a China (78 GW), Japão (42,7 GW) e Alemanha (41,2 GW).



--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica