Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 15 de maio de 2018

Transição energética, fonte inesgotável de emprego

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) diz em um relatório que a implementação de políticas para alcançar uma transição energética visando implementar o acordo de Paris de 2015, permitiria a criação de cerca de 24 milhões de empregos em todo o mundo. aqui às 20h30, quatro vezes mais do que as que se perderiam.

 

Assim, o relatório, intitulado "Perspectivas Sociais e Emprego no mundo 2018: Sustentabilidade ambiental com o emprego", destaca que as mudanças na combinação de fontes de energia, o crescimento esperado do uso de veículos elétricos e o aumento da eficiência energética de edifícios existentes e futuros, resultaria em um aumento líquido de aproximadamente 18 milhões de empregos globais, levando em conta os seis milhões que seriam perdidos.

 

Transição energética, fonte inesgotável de emprego

Segundo a OIT, a maioria dos setores da economia se beneficiará da geração líquida de empregos, uma vez que dos 163 setores econômicos analisados, apenas 14 terão perdas de emprego de mais de 10 mil empregos em todo o mundo.

De fato, apenas dois setores, a extração de petróleo e o refino de petróleo, mostram perdas de um milhão ou mais de empregos. Em contraste, na eletricidade, estima-se que pelo menos 2,5 milhões de empregos serão gerados em eletricidade com base em fontes de energia renováveis , compensando a perda de cerca de 400.000 empregos na geração de eletricidade baseada em combustível. fósseis

 

O relatório também analisa o impacto no emprego da transição para uma "economia circular" e conclui a criação potencial de seis milhões de empregos em atividades como reciclagem, reparos, aluguel e remanufatura, substituindo o modelo econômico tradicional de "extrair, fabricar". , use e descarte.

Segundo a OIT, a maioria dos setores da economia se beneficiará da geração líquida de empregos, uma vez que dos 163 setores econômicos analisados, apenas 14 terão perdas de emprego de mais de 10 mil empregos em todo o mundo.

 

Ásia e Pacífico, aqueles que criariam mais empregos

No nível regional, a geração líquida de empregos, graças às medidas adotadas na produção e no uso de energia , será mais proeminente na Ásia e no Pacífico, com 14 milhões de novos empregos , enquanto entre dois e três milhões de empregos seriam gerados. as Américas e a Europa.

No lado oposto, a OIT indica que haverá perdas líquidas de empregos no Oriente Médio (-0,48%) e na África (-0,04%), devido à dependência dessas regiões dos combustíveis fósseis e mineração, respectivamente, conforme destacado no documento, 40% do emprego mundial total (cerca de 1,2 bilhões de empregos) dependem diretamente dos serviços ecossistêmicos.

 

 

" A transição energética é um imperativo inevitável para todos os países do mundo, e aqueles que fazem isso antes, com uma orientação de transição justa através do diálogo social, serão os mais beneficiados em termos de emprego e desenvolvimento", disse o diretor do Escritório. da OIT para a Espanha, Joaquín Nieto, que enfatiza que as "Diretrizes da OIT para uma transição justa para economias e sociedades ambientalmente sustentáveis ​​para todos" aprovadas pelo sistema tripartite são "uma ferramenta essencial que indica como fazer essa transição".

Por outro lado, o relatório alerta que a cada ano, a crescente frequência e intensidade dos desastres naturais relacionados à atividade humana, reduziram a produtividade. De fato, entre 2000 e 2015, desastres naturais causados ​​ou agravados pela humanidade causaram a perda mundial de 23 milhões de anos de vida útil equivalente a 0,8% do trabalho de um ano.

 

Mesmo em um cenário de mitigação efetiva da mudança climática, a OIT enfatiza que os aumentos de temperatura resultantes das mudanças climáticas levarão à perda do equivalente a 72 milhões de empregos em tempo integral por ano até 2030 devido ao estresse térmico.

 

Atenção: o emprego feminino pode não crescer

Como aponta a OIT, a degradação ambiental global e local agrava especialmente as condições de trabalho nos países em desenvolvimento e entre as mulheres e as pessoas mais vulneráveis ​​do mundo ( trabalhadores migrantes, pobres e indígenas e tribais ), tornando a sustentabilidade questão ambiental da justiça social, segundo o relatório.

 

A esse respeito, insiste que os sistemas de proteção social são a primeira linha de proteção contra os efeitos adversos dos diferentes riscos de renda, incluindo os decorrentes das mudanças climáticas e a degradação do meio ambiente local.

Na sua análise, propõe quatro medidas que oferecem sinergias específicas entre proteção social e sustentabilidade ambiental: proteção contra o desemprego , programas de transferência de renda, programas de obras públicas destinados a criar empregos e pagamentos por serviços sociais. os ecossistemas.

 

No caso das mulheres, a Organização considera que a transição é uma excelente oportunidade para aumentar o emprego de qualidade para este grupo. No entanto, adverte que, como os setores a serem transformados – como energia, manufatura e construção – são tradicionalmente masculinos, o crescimento da porcentagem de mulheres no emprego total não poderia ser alcançado ou mesmo reduzido levemente se não fossem adotadas. medidas para reduzir a segregação ocupacional.

Nesse sentido, considera que a falta de conhecimento do nexo entre o meio ambiente e as capacidades de formação, a ausência de projeções de emprego no âmbito da transição energética e de mecanismos financeiros para promover investimentos no desenvolvimento de capacidades para a transição verde e a participação lenta dos parceiros sociais continua a impedir uma transição eficaz.

 

Por: ECOticias.com / Rede / Agências

https://meioambienterio.com/2018/05/15/transicao-energetica-fonte-inesgotavel-de-emprego/

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica