Um estudo do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/SP), realizado na rua Santa Efigênia em 2017, constatou algumas informações que os brasileiros já sabiam, porém não tinham expressas em números atualizados. A pesquisa em questão, focada em lâmpadas LED, mostra que 69% dos produtos não estavam de acordo com as normas da INMETRO e com o Código de Defesa do Consumidor. Todas as lojas fiscalizadas foram multadas, por sinal.
A UL Testtech, um laboratório da multinacional Underwriters Laboratories, localizado em Porto Alegre, alerta para a certificação desse tipo de produto relacionado à tecnologia, em especial os que podem ameaçar os usuários de alguma forma e que normalmente são vendidos por um preço muito baixo. Esses itens normalmente não são regularizados, podendo causar superaquecimento e até riscos físicos de choques.
Para que haja a certificação de lâmpadas de LED, por exemplo, é preciso submeter os produtos a ensaios requeridos pelos regulamentos do INMETRO no laboratório UL Testtech, no Rio Grande do Sul. A Esfera de Ulbricht, um instrumento óptico capaz de medir o fluxo luminoso, é uma das etapas do processo. Essa ferramenta é associada a um sistema de medição e realiza testes de eficiência energética levando em conta a potência, corrente de alimentação, fluxo luminoso, temperatura de cor, e muitos outros fatores.
Já o goniofotômetro é outro instrumento óptico. Diferente do último, este, porém, é capaz de realizar medidas fotométricas em direções definidas por dois ângulos. Com essa análise ele verifica a distribuição luminosa de uma fonte de luz. O dispositivo de impacto, por sua vez, visa checar quão resistente é o invólucro do produto contra impactos externo, para assim garantir que as partes elétricas da fonte de luz sejam isolada do usuário.
O projetor de perfil avalia distâncias e ângulos dimensionais minúsculos como objetivo de verificar o filamento de uma lâmpada automotiva ou até mesmo de pequenos componentes eletrônicos. Por fim, as câmaras de vida, ou câmaras de envelhecimento de lâmpadas, são destinadas a testar a vida útil tanto das lâmpadas fluorescentes compactas como também das lâmpadas com tecnologia LED, deixando-as ligadas por um longo período para avaliar as falhas, dentre outros detalhes.
Postar um comentário