Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Bancos europeus fecham acordo para testar hipotecas ecológicas

24.09.18
|

Fonte: Bloomberg - 24.09.2018
Reino Unido - Trinta e nove bancos europeus concordaram em testar um novo tipo de hipoteca ecológica por meio da qual os tomadores de empréstimos asseguram que suas propriedades cumpram uma série de padrões de eficiência energética.

Os padrões propostos estão sendo estabelecidos pela organização World Green Building Council e respaldados, por exemplo, pelo banco francês BNP Paribas e pela empresa de serviços públicos alemã EON. Eles ressaltam como grupos industriais e investidores estão avançando em direção aos empréstimos ecológicos.

"Estamos abrindo o mercado de títulos verdes para residências", disse Terri Wills, CEO do conselho, em entrevista. As hipotecas poderiam ser agregadas em títulos verdes, ampliando o mercado atualmente concentrado em propriedades comerciais, disse.

Durante os testes, os bancos estudarão ofertar hipotecas verdes com descontos para clientes dispostos a gastar mais para melhorar propriedades ou a construir novos edifícios que economizem em energia ou em custos com gás natural. Os descontos fazem sentido porque os donos de propriedades ecológicas enfrentam menos riscos de crédito pelo fato de gastarem menos em energia e enfrentam gastos futuros menores com equipamentos. Além disso, as propriedades com eficiência energética mantêm o valor por mais tempo.

O relatório surge em um momento em que os bancos europeus se movimentam para garantir que os empréstimos e investimentos sejam compatíveis com os compromissos globais contra as mudanças climáticas assumidos no Acordo de Paris.

"Milhões de proprietários de imóveis estão perdendo a chance no sentido de economia de custo, valores mais altos de imóveis e casas mais confortáveis devido à falta de financiamento acessível para investir na melhoria da eficiência energética", disse Michael Lewis, CEO da unidade britânica da EON.

--
Sandro Geraldo Bagattoli

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Mercado de Energia Elétrica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to meefurb+unsubscribe@googlegroups.com.
To post to this group, send email to meefurb@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica