Saber quais aparelhos gastam mais energia e ainda receber recomendações de como economizar e pagar menos. Esse é serviço que uma startup oferece a empresas na Paraíba, por meio de um sistema que une hardware e software. Desenvolvido em João Pessoa e Campina Grande, o projeto já está em execução.
Segundo o engenheiro de software e criador do LiteMe, Eloi Rocha Neto, a ideia surgiu com base na necessidade de amigos empresários que sempre perguntavam a ele quais as melhores opções de economia para os locais.
“Eles vinham me perguntar se valia a pena trocar lâmpadas ou colocar painéis solares. Eu falava que era necessário entender onde estava consumindo mais para poder realizar uma ação”, contou Eloi.
O engenheiro percebeu que seria viável que a conta de energia fosse igual a uma conta de telefone: detalhada. “Quando a gente analisa a conta de telefone, é possível perceber qual foi a ligação mais cara, quando foi feita e para quem, e assim tomar ações para reduzir o valor da próxima conta”, explicou o engenheiro.
Com a ideia em mente, foi dado andamento no projeto. De acordo com Eloi, ele e a equipe à frente da criação do LiteMe já tinham vasta experiência com projetos inovadores com empresas do setor elétrico e uma longa parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Segundo o engenheiro, “envolver grandes centros de pesquisa seria essencial para criação de uma solução inteligente”.
O projeto foi enviado para editais de inovação, como por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
A equipe conseguiu levantar recursos para a contratação de pesquisadores, desenvolvedores de software e engenheiros eletricistas. Ainda segundo Eloi, foi montada uma equipe em parceria com a UFCG, através do professor e doutor, Andrey Brito. “Desde então temos feito grandes avanços”, disse.
Inteligência Artificial monitora dados
O monitoramento acontece a partir da instalação de um medidor feita no painel de disjuntores do local. O consumo de energia é coletado e tem os dados enviados para a nuvem. Esses dados são processados através de um conjunto de algoritmos de Inteligência Artificial, capaz de identificar quais são os principais equipamentos ligados.
Após a identificação, são geradas recomendações de como economizar energia. Além disso, é implantado um hardware como comodato e uma mensalidade para manutenção do sistema. Todas as informações podem ser acessadas no site do serviço, por meio de um login disponível para os clientes. Nesse espaço, os usuários têm acesso à análise detalhada; dicas; entendimento dos gastos; consumos atípicos; e alertas.
“A quantidade de informações apresentada tem impressionado inclusive vários consultores em eficiência energética”, compatilhou Eloi.
Segundo Eloi, “o grande desafio é ser capaz de identificar os principais equipamentos ligados sem que seja necessário colocar um medidor em cada equipamento [...]. Claro que não somos capazes de identificar que existe um carregador na tomada, mas as cargas que mais consomem, tais como fornos, ar-condicionados, freezers, por exemplo”.
O serviço foi lançado este ano e já está implantado em vários lugares. A grande maioria das instalações recentes foram feitas em comércios e indústrias de médio e pequeno porte. De acordo com o Eloi, todas as implantações são acompanhadas e todos os feedbacks obtidos são analisados.
O engenheiro de software também relata que as pessoas ficam impressionadas quando percebem quanto estão consumindo, mesmo em horários onde poucos aparelhos ou equipamentos estão ligados. A ideia é que, além das informações obtidas através do serviço, as empresas passem a consumir energia de forma consciente e gastando menos.
"O LiteMe se comporta como se fosse um espião dentro da empresa, vigiando os hábitos de consumo dos funcionários e garantindo a utilização adequada da energia”, disse o engenheiro.
O G1 conversou com o empresário e usuário do serviço, Felipe Coutinho, que contratou o monitoramento para as duas empresas dele. Mesmo usando o LiteMe há pouco a tempo, Felipe afirma que o serviço já contribuiu bastante. O empresário decidiu utilizar o suporte após os reajustes frequentes na conta de luz. "Com o aumento na conta de energia, a empresa tem que colocar tudo na ponta do lápis, para não ter problemas.", disse.
Segundo Felipe, em uma das empresas monitoradas, foi constatado que o uso da energia do estabelecimento é baixo, mas devido ao uso de uma demanda contratada (transformador), a conta sempre vem com valores altos. "Eu tô pagando por uma demanda que é quase um valor fixo mensal e quase não tô usufruindo [...]. Já deu pra ver que preciso tomar uma providência", falou o empresário.
Segundo o engenheiro Eloi Rocha, todas as informações disponibilizadas para os usuários são de fácil entendimento e proveito, mas ressalta a importância também de um especialista para colocar em prática os detalhes na otimização do ambiente.
Atenciosamente
Alexandre Kellermann
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