Professores, pesquisadores, profissionais e interessados em informações e discussões de assuntos relacionados ao setor elétrico, ao mercado de energia elétrica e aos aspectos profissionais da engenharia.

ÚLTIMAS

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Contribuição da energia fotovoltaica ainda não é significativa no Brasil

O crescimento da geração distribuída no Brasil está bem abaixo do previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isto porque, segundo José Goldemberg, a energia fotovoltaica ainda é uma contribuição marginal, com 4% a 5% do consumo de energia. “É interessante para as pessoas com renda baixa, no entanto, é um investimento um pouco caro e demora alguns anos para dar retorno, o que impede a expansão rápida.”

 

De acordo com Goldemberg, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou uma linha de financiamento para facilitar a construção de coletores solares. Atualmente, flexibilizou a regulamentação e não é preciso gerar a energia no próprio local onde está o usuário, mas tem que ser na área de distribuição da concessionária de energia. É preciso flexibilizar mais para que se possa gerar energia de qualquer ponto do Estado de São Paulo.

 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Energia.

https://jornal.usp.br/atualidades/contribuicao-da-energia-fotovoltaica-ainda-nao-e-significativa-no-brasil/

 

 

Atenciosamente

 

Alexandre Kellermann

 

About ""

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vivamus suscipit, augue quis mattis gravida, est dolor elementum felis, sed vehicula metus quam a mi. Praesent dolor felis, consectetur nec convallis vitae.
 
Copyright © 2013 Mercado de Energia Elétrica